Ministro da Saúde visita Centro Odontológico e assina portaria para habilitar laboratório de prótese



O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, estará em Belém nesta sexta-feira, 10. Como parte da agenda ministerial na capital, o ministro, acompanhado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, fará uma visita ao Centro de Especialidade Médico Odontológico (Cemo) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Na ocasião, Marcelo Queiroga vai assinar a portaria de habilitação do Laboratório de Prótese e Órtese, que voltou a funcionar no Cemo após a atual gestão da Prefeitura de Belém ter reativado o serviço. 

O laboratório voltou a funcionar em junho deste ano, após anos desativado. O espaço ganhou novos equipamentos, instrumentos e profissionais. Com a habilitação pelo Ministério da Saúde, o espaço vai ganhar mais investimento e poderá ampliar os serviços prestados à população. 

As pessoas atendidas no Cemo são encaminhadas pelas unidades de saúde. São idosos com 60 anos ou mais. O centro realiza, por mês, cerca de 40 atendimentos, que têm ajudado a diminuir a demanda reprimida de idosos que precisam de reabilitação bucal. Só em espaços que atendem especialmente esse público, como é o caso da Casa do Idoso, mais de 600 idosos têm necessidade de prótese odontológica.

 O atendimento no serviço de prótese dentária é oferecido, diariamente, no Cemo. Cerca de 5 pessoas são atendidas, por dia, de segunda a sexta. Para essas pessoas, o serviço de prótese dentária vai além de uma questão de saúde pública, significa devolver a cidadania e a autoestima. 

Além de Belém, serviços especializados em odontologia passaram a ser ofertados pela primeira vez no distrito de Mosqueiro. A população da ilha, agora, conta com serviços de endodontia, periodontia, cirurgia e atendimento para paciente especial na Unidade Municipal de Saúde Maracajá, desde julho. Até o final do ano, novos serviços voltados para a saúde bucal deverão ser ofertados pelo Cemo.