Alubar se torna a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano, com aquisição de fábrica nos EUA

  


O Grupo Alubar concluiu em novembro a aquisição de ativos de uma nova unidade, desta vez nos Estados Unidos. Trata-se de uma fábrica produtora de vergalhões de alumínio em New Madrid, no estado americano do Missouri. A Alubar, que já era a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina, agora será também a maior produtora de vergalhões e ligas de alumínio do continente americano, com a capacidade total de produzir 300 mil toneladas por ano.  A área dos laminadores tem 70.000 m² e encontra-se com a produção paralisada. A retomada das atividades está planejada para janeiro de 2022.

 A nova planta de vergalhões de alumínio adquirida pela Alubar pertencia ao parque fabril da Magnitude 7 Metals, que também produz lingotes de alumínio primário no local, que fica às margens do rio Mississipi, na divisa com os estados de Kentucky e Tennesee. A Alubar já está trabalhando no processo de start-up dos equipamentos. Inicialmente, serão criados 55 empregos diretos com a retomada das atividades dos laminadores no começo do próximo ano.

 Expansão continuada

 A empresa concluiu em 2019, a compra de uma unidade em Bécancour, no Canadá. A aquisição da fábrica nos Estados Unidos busca fortalecer a presença da Alubar no mercado norte-americano, que ainda precisa importar vergalhões de outros continentes para abastecer a fabricação de produtos que têm as ligas de alumínio como matéria-prima. “O laminador nos permitirá atender diversos segmentos da indústria norte-americana, como os setores de cabos elétricos, siderúrgico, manufaturados de alumínio, entre outros”, afirma o Diretor Executivo do Grupo Alubar, Maurício Gouvea dos Santos.

Paralelamente aos investimentos na América do Norte, a empresa também busca fortalecer ainda mais sua presença no mercado de energia elétrica brasileiro. A Alubar acaba de concluir novas obras de expansão e instalação de equipamentos em sua unidade de Barcarena, no Pará. As melhorias permitirão aumentar em até três vezes a capacidade de ofertar produtos para o mercado de distribuição de energia e de energias renováveis, tais como os cabos multiplexados, singelos, cobertos e cabos nus finos, além de condutores unipolares de 1kV e cabos de média tensão isolados.

 A partir desta expansão, a Alubar irá aumentar a participação no fornecimento de cabos para as concessionárias que já atende, além de fortalecer a atuação no mercado de energias renováveis, que tem forte tendência de crescimento para os próximos anos. “A Alubar visa ampliar a liderança no fornecimento para as concessionárias de energia e fortalecer sua atuação junto ao mercado privado. Além disso, o mercado de cabos para parques solares, que está em franca expansão, também exigirá forte demanda deste tipo de cabo”, explica Maurício Machado, Diretor Comercial América Latina da Alubar.

 Presença nas Américas 

            O Grupo Alubar é o maior fabricante de cabos elétricos da América Latina e o maior produtor de vergalhões de alumínio do continente. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa surgiu em Barcarena, no Pará, estado do norte do Brasil, onde ainda hoje está localizada a sua maior unidade fabril. Em 2019, a Alubar deu início ao seu plano de expansão de mercado, com a aquisição de uma fábrica de cabos elétricos em Montenegro, no Rio Grande do Sul, e uma de vergalhões de alumínio em Bécancour, no Canadá. 

            Para acompanhar o novo posicionamento global da empresa, em 2020 surgiu o escritório Alubar Global Management, que passou a reunir as Diretorias estratégicas em São Paulo, cidade que é o maior centro financeiro da América Latina. A empresa também possui um escritório comercial em Miami (EUA), além de um centro de distribuição em Cotia (SP) e um escritório de apoio no Centro Histórico de Belém (PA).