Desafio Criativos da Escola 2021. Alunos do Pará são premiados por projetos que incentivam a formação de lideranças jovens e o combate ao acesso à água



Após promover uma jornada para crianças e adolescentes de todo país se reconhecerem como protagonistas de histórias de mudanças, o Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, apresenta a lista de premiados do Desafio 2021. A premiação da 7ª edição do Desafio Criativos da Escola selecionou 50 projetos, sendo três da região Norte. Confira abaixo! 

Um deles é o projeto Levanta Jovem, criado por estudantes das instituições de ensino EEEFM Professor Oliveira Brito, Dom João Sexto e São Pio X, de Capanema (PA). A iniciativa busca proporcionar oportunidades de transformação e engajamento para fazer com que os estudantes do Estado do Pará se tornem os jovens líderes do futuro. 

Nos últimos anos, a juventude vem participando ativamente em debates relacionados às questões políticas, socioambientais e o futuro do planeta terra. Como forma de ajudar os colegas a serem capazes de transformar a realidade em que vivem, os alunos criaram o projeto Levanta Jovem. Por meio de workshops gratuitos, a iniciativa pretende ajudar estudantes do município a terem oportunidades de desenvolver autoconhecimento e aprenderem mais sobre o que é protagonismo juvenil.

 Confira mais dois premiados no Norte do Brasil! A lista com os 50 projetos premiados no Brasil, está disponível aqui .

 Amazonas

Estudantes da Escola Estadual Waldemar Pedrosa, em Parintins (AM), criaram o projeto SOLTANDO A VOZ eu tô melhor agora!. A iniciativa busca combater as práticas de bullying por meio de palestras e de oficinas que abordam o tema. 

Pará

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dilcivane Viana Moia, em Cametá (PA), criaram o projeto Gincana Primavera X, voltado à preservação dos rios. Por meio de um mutirão de limpeza dos rios, a iniciativa busca dialogar com os ribeirinhos sobre a importância da separação dos resíduos sólidos.