Parauapebas e Barcarena firmam parceria com o Itaú Social para acompanhamento do planejamento estratégico na educação até o fim do mandato

 


Com o objetivo de fortalecer a secretaria municipal de educação para melhorar os índices de acesso, permanência e aprendizado dos estudantes, o Itaú Social celebrou acordo de cooperação com os municípios paraenses Parauapebas e Barcarena. 

A pactuação prevê um programa de formação e qualificação, além de acompanhamento da formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais até o fim do mandato da prefeitura, em 2024. Parauapebas conta com uma rede de ensino com 88 escolas, 20.520 estudantes e 1.929 professores. Já Barcarena tem 100 escolas, 28.601 alunos e 1.147 professores. 

Os municípios foram selecionados por meio de edital público, que contou com 204 inscrições. Durante o processo seletivo, os inscritos participaram de um processo de formação  e implementação mediada de maneira remota para elaborar o planejamento estratégico das redes municipais de educação. 

“O edital reuniu secretarias de educação e iniciativas muito comprometidas e engajadas. Dirigentes municipais, equipes técnicas, articuladores se empenharam na estruturação do planejamento estratégico, que norteará as próximas ações desta gestão, deixando um bom legado na educação para seus municípios”, analisa a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello. 

Em Parauapebas, os objetivos estratégicos incluem garantir a trajetória escolar regular dos estudantes da rede; melhorar os resultados da aprendizagem, com ênfase na equidade e implementar uma gestão eficaz de modo a agilizar decisões e tramitações de processos. Neste município, serão implementadas as tecnologias educacionais "Gestão do acompanhamento das aprendizagens”; “Formação docente em Matemática nos anos iniciais” e “Formação docente com foco em cultura escrita na Educação Infantil”.

 Em Barcarena, os objetivos são assegurar que as instituições educacionais sejam um espaço atrativo para permanência e melhoria do aprendizado dos alunos nas escolas e creches; promover a participação e o engajamento da comunidade e melhorar os resultados de aprendizagem. Neste município, serão implementadas as tecnologias educacionais "Gestão do acompanhamento das aprendizagens”; “Formação docente em Matemática nos anos iniciais” e “Elaboração de plano de formação continuada em Língua Portuguesa para redes de ensino".

 O programa

 O Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. 

Este ano, o programa foi reformulado para atender secretarias municipais de educação do Brasil inteiro, por meio das tecnologias educacionais e uma ferramenta de autodiagnóstico disponíveis em seu site.

 Em 22 anos, o programa contribuiu diretamente na melhoria de índices de educação de centenas de municípios. Também tem se destacado na contribuição no fortalecimento iniciativas de colaboração pelo país, bem como na formação da Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação.