Com o objetivo de fortalecer a secretaria municipal de educação para melhorar os índices de acesso, permanência e aprendizado dos estudantes, o Itaú Social celebrou acordo de cooperação com os municípios paraenses Parauapebas e Barcarena.
A pactuação prevê um programa de formação e qualificação, além de acompanhamento da formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais até o fim do mandato da prefeitura, em 2024. Parauapebas conta com uma rede de ensino com 88 escolas, 20.520 estudantes e 1.929 professores. Já Barcarena tem 100 escolas, 28.601 alunos e 1.147 professores.
Os municípios foram selecionados por meio de edital público, que contou com 204 inscrições. Durante o processo seletivo, os inscritos participaram de um processo de formação e implementação mediada de maneira remota para elaborar o planejamento estratégico das redes municipais de educação.
“O edital reuniu secretarias de educação e iniciativas muito comprometidas e engajadas. Dirigentes municipais, equipes técnicas, articuladores se empenharam na estruturação do planejamento estratégico, que norteará as próximas ações desta gestão, deixando um bom legado na educação para seus municípios”, analisa a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.
Em Parauapebas, os objetivos
estratégicos incluem garantir a trajetória escolar regular dos estudantes da
rede; melhorar os resultados da aprendizagem, com ênfase na equidade e
implementar uma gestão eficaz de modo a agilizar decisões e tramitações de
processos. Neste município, serão implementadas as tecnologias educacionais
"Gestão do acompanhamento das aprendizagens”; “Formação docente em
Matemática nos anos iniciais” e “Formação docente com foco em cultura escrita
na Educação Infantil”.
Este ano, o programa foi reformulado
para atender secretarias municipais de educação do Brasil inteiro, por meio das
tecnologias educacionais e uma ferramenta de autodiagnóstico disponíveis em seu
site.