Fazer uma ligação de celular no momento
de abastecer o veículo, pode parecer inofensivo, mas, ao contrário, traz sérios
riscos de acidentes em postos de combustíveis. O alerta é do engenheiro químico
e coordenador de Qualidade da Distribuidora Atem, Everaldo Lima, durante
treinamento para gerentes, frentistas e chefes de pista, realizado na base da
Atem, na Vila Buriti, Zona Sul da cidade. O evento começou na segunda-feira e
terminou na quarta-feira (20/04).
Os engenheiros químicos Everaldo Lima e
Gilberto Carmo ministraram o treinamento “Qualidade de Combustíveis e Descarga
Segura” para cerca de 150 gerentes, frentistas, chefes de pista e proprietários
de postos de abastecimento que recebem a bandeira da Atem em Manaus. “Nosso
objetivo é aproximar esses profissionais da realidade diária da Distribuidora
Atem, trazendo e relembrando conceitos importantes voltados para segurança e
qualidade de combustíveis e tudo que deve ser cumprido diariamente nos postos
revendedores”, explica Lima.
Os treinamentos são realizados
anualmente pelo time de Qualidade da Atem, mas além disto há também vistorias
diárias e um cronograma para que a cada três meses um posto receba a visita dos
químicos e engenheiros químicos, além de visitas programadas no interior do
Amazonas e outros Estados.
“Fazemos todo um acompanhamento para
saber se o cliente cumpre com os procedimentos de qualidade, se tem os
equipamentos corretos e se utiliza a documentação necessária que garanta os
processos corretos e a qualidade do produto”, ressalta Everaldo Lima,
informando que o treinamento foi realizado com base nas normas da Agência
Nacional de Petróleo (ANP), além de Normas de Segurança do Trabalho e
Prevenção/Proteção do Meio Ambiente. “Com isto, conseguimos montar uma
rastreabilidade que nos permite ter confiança e segurança em todas as etapas do
nosso processo”.
Celular e cigarro – Durante o
treinamento de Everaldo Lima e Gilberto Carmo, o uso de celular durante o
abastecimento foi apontado como o maior problema que os frentistas encontram no
dia a dia dos postos. Eles comentaram que é difícil pedir para o cliente não
fazer ligações enquanto estão abastecendo e que muitos alegam ter de usar o
celular para fazer um pix.
O coordenador de Qualidade da Atem,
Everaldo Lima, explicou que o cliente não precisa desligar o celular, mas
apenas evitar o uso na hora do abastecimento. “O celular atua como ignição,
pois possui uma fonte de energia interna, que pode dar início ao fogo ou a uma
explosão no posto”, alerta Lima, lembrando que é comum circular pela internet
vídeos que mostram o celular explodindo repentinamente. “Durante o
abastecimento, estão sendo liberados vapores combustíveis e o ambiente se torna
uma atmosfera explosiva”.
Outro “vilão” nos postos de
abastecimento são os cigarros. Segundo os frentistas, há muitos clientes que
aproveitam a parada do veículo para fumar um cigarro. “Nem preciso dizer que
cigarro durante o abastecimento é impensável”, faz outro alerta Everaldo Lima,
que dá mais orientações não só para o cliente que abastece, mas também para
quem está na base de trabalho dos postos.
Orientações para abastecer com segurança
1.
Ao abastecer, desligue o motor do veículo e volte a ligar somente depois
do abastecimento;
2.
Não faça ligações durante o abastecimento. Após abastecer, você poderá
usar o celular normalmente, inclusive se precisar fazer um pix.
3.
Evite fazer manutenções durante o abastecimento, como completar a água
do reservatório do para-brisas. “No momento em que você vai completar a água,
você está expondo a bateria e um motor aquecido dentro de uma atmosfera
explosiva”, alerta Everaldo Lima.
4.
Não Fume. “É preciso que o frentista oriente o cliente que, naquela área
do posto de É PROIBIDO FUMAR”.
5.
Siga as orientações do frentista, que é treinado para que todo o
processo de abastecimento seja seguro.