10% - Desce mais uma aí, Garçom!

Arnaldo de Paula Sena - Foto Uchoa Silva/Agência Belém
  
Aos 21 anos, Arnaldo de Paula Sena acredita que a vida está começando agora, junto com a profissão que escolheu seguir. Filho de pais semianalfabetos, o jovem veio da ilha do Marajó com outros dois irmãos para concluir os estudos em Belém. A realidade de morar na “cidade grande”, tendo que estudar e dividir as despesas de casa, não foi tarefa fácil. Uma das tarefas mais difíceis foi conseguir emprego sem ter tido experiência. Após seis meses na capital, a vida de Arnaldo começou a mudar. “Eu só estudava, mas as coisas em casa foram apertando e a gente não tinha como recorrer aos nossos pais, já que o objetivo foi conseguir algo melhor em Belém, para ajudá-los. Um dia, assistindo TV, vi um garçom e aquilo me chamou atenção, pensei que essa poderia ser a saída", relata o jovem que foi indicado por uma vizinha para se inscrever no curso de garçom, ofertado no Fundo Ver-o-Sol, da Prefeitura de Belém.

Semanas depois, Arnaldo foi um dos mais de 400 alunos certificados pelo Fundo Ver-o-Sol e, nesta quinta-feira feira, 11, Dia do Garçom, garante que muito a comemorar. “Foram duas semanas de aula muito válidas. Ali eu construí verdadeiras amizades, especialmente com os professores e coordenadores. A partir de lá, comecei a mudar minha história. Conquistei emprego de carteira assinada, ajudei meus pais, e dei o primeiro passo para o meu sonho, de um dia ser um somelier”, afirma. Dos vários cursos de capacitação disponibilizados pelo Fundo Ver-o-Sol, o curso de Garçom e Garçonete é um dos mais procurados, e que apresenta resultado mais rápido, devido o aluno ingressar de forma mais ágil no mercado de trabalho. Desde 2013, o Fundo já formou 17 turmas e um total de 410 pessoas certificadas.