Congresso - Segurança é reforçada

Cerca de 500 mil pessoas. Essa é a estimativa de participantes do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) 2016, programado para o período de 15 a 21 de agosto. A fim de garantir a segurança dos fiéis e todos os envolvidos direta e indiretamente no evento, mais de dois mil agentes de órgãos federais, estaduais e municipais de segurança irão atuar nos sete dias de programação religiosa. Entre as instituições que irão atuar nas ações operacionais destinadas ao Congresso estão: as polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Renato Chaves (CPC), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) e Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (Diprev), além de Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

O Congresso contará com várias programações simultâneas, em locais como Mangueirão, Catedral Metropolitana, Portal da Amazônia e Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Assim, na reunião ocorrida na sede da Segup, foram traçados os detalhamentos técnicos dos locais de acesso aos eventos, pontos de atuação de agentes, além de possibilidades de rotas que facilitem a entrada e a saída dos participantes nos eventos. Durante a programação do CEN 2016, as forças de segurança atuarão com policiamento ostensivo e da preservação da ordem pública, por intermédio do trabalho da Polícia Militar. Dentre as medidas de prevenção previstas, a Polícia Civil fiscalizará a poluição sonora.

O Corpo de Bombeiros atuará com medidas de prevenção, de combate a incêndios, ações de socorro e demais ações de emergência. O Detran montou planejamento e estará atuando na garantia da fluidez do trânsito nas ruas que abrangem os locais dos eventos. O titular da Segup, Jeannot Jansen, enfatizou que “a participação integrada dos órgãos federais, estaduais e municipais mostra a interação dos envolvidos nas ações de segurança, para garantir a tranquilidade dos participantes do Congresso”.