Debate fala sobre meio ambiente e energias renováveis na Amazônia








Até esta sexta-feira (16), Belém sedia o II Congresso Amazônico de Meio Ambiente e Energias Renováveis (Camaer), evento que conta com a parceria da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), a partir do edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação, que liberou o aporte financeiro de R$ 29,9 mil. O evento está sendo realizado no prédio central da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), das 8 às 17 h.

O congresso tem uma extensa programação, que inclui apresentações de palestrantes nacionais e internacionais do cenário científico, além de minicursos voltados para as diversas áreas da engenharia ambiental e energias renováveis, e mesas-redondas. Os temas debatidos refletem a necessidade da sociedade contemporânea de encontrar soluções ambientais para enfrentar problemas observados recentemente no âmbito da produção energética, da disponibilidade dos recursos hídricos, do planejamento territorial e dos dilemas da mineração no Brasil.

O objetivo dos debates é fomentar a inserção do conhecimento técnico-científico no setor industrial produtivo, a partir da abordagem de temáticas de caráter acadêmico e social relacionadas às questões ambientais. Os participantes também discutem, por meio de palestras e painéis, soluções para problemas e dilemas sobre engenharia e potencial energético, visando à interação científica com a sociedade.

O Camaer pretende ainda proporcionar um ambiente pleno de oportunidades de discussão e aprofundamento, pautado na extensão universitária, buscando contribuir para o crescimento científico da região amazônica.