Exposição “Joias de Nazaré 2016”


 
Foto AG.Pará


Com o tema “Lá vem a Santa!”, a nova edição da exposição Joias de Nazaré, do Polo Joalheiro do Pará, será aberta nesta quinta-feira, 29, às 18h, na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto - Polo Joalheiro do Pará, com programação especial, aberta com missa festiva, com celebração do padre Adailson Oliveira Silva, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, organizada pela comunidade do entorno do espaço, seguida por peregrinação da imagem da santa até o centro da mostra. Depois haverá pronunciamento das autoridades presentes e programação cultural com a participação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Uepa. A entrada é franca.

Com inspiração poética das orações e canções para Maria, 13 empresas de joias e gemas, 16 designers, sete produtores informais de joias, 5 designers da categoria estudante, 14 ourives e 1 lapidário do Programa Polo Joalheiro do Pará criaram e produziram as 113 peças da nova coleção de joias religiosas do Círio de Nazaré 2016.

Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora do Curso de Design da Uepa, assina a direção criativa da exposição Joias de Nazaré desde a sua primeira edição. A nova coleção reúne peças clássicas e contemporâneas, a partir das inspirações trabalhadas em um workshop, no primeiro semestre. Na ocasião, os participantes da mostra criaram projetos a partir de cânticos e orações marianas utilizados na atividade.

Entre as peças da coleção estão pingentes, colares, anéis, brincos e braceletes em ouro e prata, com destaque para a utilização de gemas minerais. A corda que protege a berlinda com a santa, lírios, rosa, notas musicais, letras de música, partituras e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré representada de formas diversas são materializados em cada detalhe do design, do metal nobre escolhido e do colorido das gemas das joias de Nazaré.

Entre as peças criadas para a mostra estão as seguintes: Brilho de Maria, Soberana, Luzes da Fé, Suave Perfume de Maria, Nazaré Misericórdia, Clave de Amor, Canção à Maria, Festa de Nazaré, Corda de Amor, Milagrinhos, Bela Nazinha, Mãe Esplendorosa e Fé. A ambientação da mostra é da designer Bárbara Müller, que faz parte do Programa Polo Joalheiro do Pará.  

A realização da 13ª edição da exposição “Joias de Nazaré” é do Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Cultura (Secult), e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e NAC da Uepa.

A ambientação da mostra é da designer Bárbara Müller, que faz parte do Programa Polo Joalheiro do Pará. O espaço mostra berlindas de diversos tamanhos, com trechos de letras de músicas marianas, utilizando o conceito clássico, com destaque para a cor dourada e para os afrescos - técnica de pintura realizada em paredes ou tetos de cal, gesso ou outro material similar.

Serviço

Abertura da exposição “Joias de Nazaré 2016: Lá vem a Santa!”, nesta quinta-feira, 29, às 18h, na Casa do Artesão do ESJL – Polo Joalheiro do Pará. Entrada franca. Visitação: de 1º a 29 de outubro de 2016, no horário diferenciado do ESJL no mês de outubro - de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos, das 10h às 18h.

No domingo, 2 de outubro (eleições), o espaço não abrirá, e no sábado seguinte, 8, em que é realizada a procissão da Trasladação, funcionará das 9h às 15h. No domingo do Círio, dia 9 de outubro, funcionará das 14h às 18h. O espaço não abrirá no dia 24 de outubro (segunda), Recírio e Dia do Comerciário. No dia 30 de outubro (domingo) o espaço não abrirá ao público (2º turno das eleições).