Livro sobre Carlos Gomes tem novo lançamento nesta sexta-feira



 
O livro terá novo lançamento nesta sexta-feir, na livraria Fox, na travessa Dr. Moraes - Foto Carlos Sodré - AG. Pará

A vida do maior compositor brasileiro do século XIX, o maestro Antônio Carlos Gomes, está retratada na obra “Carlos Gomes, – Sou e Sempre Serei: o Tonico de Campinas”, do pesquisador e historiador campinense Jorge Alves de Lima, que terá novo lançamento nesta sexta-feira (30), às 17h30, na livraria Fox, localizada na travessa Dr. Moraes. O autor autografará exemplares do livro. A entrada é gratuita. O livro teve um pré-lançamento na noite de terça-feira (27), dia da última récita da ópera “Turandot”, no hall de entrada do Theatro da Paz, dentro da programação do XV Festival de Ópera do Theatro da Paz, promovido pelo Governo do Pará.

Em “Carlos Gomes, – Sou e Sempre Serei: o Tonico de Campinas”, da Solution Editora, o autor pesquisou o homem por trás da obra notória do compositor. O livro faz parte de uma tetralogia. Neste primeiro volume, Jorge Alves de Lima dá um panorama da passagem de Carlos Gomes pela cidade de Belém, capital do Pará. “Eu estou reconstruindo a história da cidade de Campinas, a minha cidade, e neste primeiro volume eu focalizo em cima da figura de Antônio Carlos Gomes, e o Pará tem um lugar de destaque na obra, pois foi aqui em Belém do Pará que ele encontrou o verdadeiro amor”, explicou o autor.

Jorge Alves já pediu para que os novos volumes da tetralogia sejam lançados juntamente com a temporada de ópera em Belém. Antônio Carlos Gomes também é considerado o maior compositor de óperas das Américas. O maestro nasceu em Campinas, em 11 de junho de 1836, e morreu em 16 de setembro de 1896, em Belém. O livro conta sua trajetória até agosto de 1896, quando o compositor estava na capital paraense, muito doente.

O Theatro da Paz também ganhou destaque na obra. “Já em 1880, quando foi lançada a ópera “O Guarani”, no Theatro da Paz, Carlos Gomes não pôde comparecer, e uma foto do maestro foi colocada no centro do Theatro. O público paraense o aplaudiu em pé por 10 minutos”, detalhou Jorge Alves de Lima.

Pesquisa – O segundo volume da trilogia começará a ser escrito em janeiro de 2017, com lançamento previsto para novembro do mesmo ano. Jorge Alves de Lima é historiador, advogado e escreve sobre Campinas abordando o fim do ciclo imperial. A pesquisa na qual se baseou para escrever a obra sobre Carlos Gomes foi feita a partir de documentação histórica encontrada em Campinas e Belém.

“Nesta pesquisa encontrei muito amor e muita união, mas encontrei também muita incompreensão. Carlos Gomes encontrou muito mais amor aqui do que na sua própria terra natal. Aqui ele não conseguia sair nas ruas sem ser aplaudido e abraçado pelos paraenses de uma forma extraordinária. O livro traz uma fonte de pesquisa histórica para o leitor paraense e, acima de tudo, um ato de justiça e de reconhecimento para a cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará”, declarou o autor.

Serviço: Lançamento do livro “Carlos Gomes, – Sou e Sempre Serei: o Tonico de Campinas”, de Jorge Alves de Lima, sexta-feira, 30, às 17h30, na livraria Fox (travessa Dr. Moraes, 584, bairro de Batista Campos). Programação do XV Festival de Ópera do Theatro da Paz. Preço do livro a R$ 50,00. A entrada é gratuita.(Com informações de Marcio Flexa)