A Natura e a Artemisia –
organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de
negócios de impacto social no Brasil – selecionam até 25 startups com soluções
inovadoras que gerem impacto socioambiental na Amazônia. As inscrições estão
abertas até 30 de setembro e podem ser feitas pelo hotsite www.artemisia.org.br/desafionaturaamazonia/
O Desafio Natura Amazônia:
Negócios para Floresta em Pé apoiará uma nova geração de empreendedores que
contribuam para a valorização da real vocação da Amazônia, por meio de novos
modelos de negócios sustentáveis. O programa de pré-aceleração foi desenvolvido
pela Artemisia com exclusividade para a Natura. A estratégia prevê o
entendimento do cenário de empreendedorismo de impacto na Amazônia dentro do
contexto de atuação da empresa na região e o fortalecimento dos negócios mais
alinhados aos critérios do programa, visando ao desenvolvimento socioambiental
da região.
São elegíveis startups que
apresentem soluções de impacto socioambiental positivo e alinhadas aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas
(ONU) que tenham relação com o contexto da região; com no mínimo um protótipo
ou produto/serviço já desenvolvido, em fase inicial de testes ou com soluções
já validadas no mercado; que apresentem soluções inovadoras conectadas à
“economia da floresta em pé”; e formadas por empreendedores que valorizem e que
busquem o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, com experiência ou
atuação relacionada à sociobiodiversidade.
O programa contará com uma
formação presencial focada no desenvolvimento de competências empreendedoras na
qual serão trabalhados os modelos de negócios e refinamento do impacto
socioambiental das soluções selecionadas, uma imersão de alto impacto com
duração de cinco dias no Pará. Entre os benefícios do programa estão o acesso a
mentores da rede Artemisia e da Natura, a conexão com outros empreendedores da
região e o acesso à metodologia de pré-aceleração Artemisia.
Após a formação presencial,
haverá acompanhamento da evolução dos participantes do processo, sendo que até
três negócios que mais se destacarem no programa receberão sessões de mentorias
exclusivas (conduzidas pela equipe da Artemisia). O objetivo é que os
empreendedores possam desenvolver todo o potencial para causar impacto positivo
na região.
Aliança estratégica
A Amazônia vive um grande
paradoxo. Por um lado, abriga 55% das florestas tropicais e 20% das águas doces
fluviais do mundo, possui uma diversidade inestimável de vida e insumos e tem
papel fundamental como reguladora do clima do planeta. Do outro lado, sofre com
os atuais modelos de negócios e setores predominantes na região, que geram
devastação. Portanto, são essenciais ações para o fortalecimento de novos
modelos de desenvolvimento para a Amazônia.
Diante dessa demanda, a Natura –
por meio do Programa Amazônia – tem como visão impulsionar um novo modelo de
desenvolvimento para a região Amazônica, mais inclusivo e sustentável. Nesse
contexto, a parceria com a Artemisia visa a alavancar uma nova geração de
negócios de impacto socioambiental como alternativa econômica para a região,
acolhendo seus habitantes e conservando a floresta. O objetivo é apoiar a real
vocação da Amazônia para o desenvolvimento da economia da ‘floresta em pé’,
transformando desafios socioambientais em oportunidades para o desenvolvimento
local, partindo do princípio de que a Amazônia tem enorme potencial, por sua
sociobiodiversidade que deve ser valorizada e respeitada.
A Natura e a Artemisia
compartilham a visão de que é necessário fomentar e apoiar empreendedores que
tenham genuína intenção e propostas sólidas para desenvolver soluções
escaláveis e inovadoras para os desafios socioambientais na Amazônia.
“Acreditamos que, ao fomentar e dinamizar um ecossistema de negócios de impacto
na região, podemos mostrar na prática que é possível a floresta ter mais valor
em pé do que derrubada e que a Amazônia seja uma referência mundial em
inovação, negócios e soluções para um mundo mais sustentável”, afirma Renata
Puchala, gerente de Sustentabilidade da Natura.
Segundo José Mattos Neto,
coordenador de Sustentabilidade da Natura, “muito além da compra de insumos da
biodiversidade, a empresa quer contribuir para o desenvolvimento da região como
um polo de referência em inovação e em negócios sustentáveis capazes de gerar
valor local de mãos dadas com inclusão social e preservação da floresta”.
Para Maure Pessanha,
diretora-executiva da Artemisia – organização sem fins lucrativos, pioneira na
disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil –, a aliança
entre dois players que são referência em seus respectivos segmentos traz
visibilidade a uma questão de suma importância para o país. “Estamos muito
felizes por poder levar para uma região que é vital para o desenvolvimento do
planeta o conceito de negócios de impacto social. Nós na Artemisia acreditamos
que este modelo tem o potencial de mudar a qualidade de vida das pessoas, e, no
caso específico da Amazônia, também apresentar ao mundo soluções inovadoras que
combinam impacto social e ambiental”, analisa a executiva.