Mutirão quer conciliar conflitos de familia

Qualquer processo ou situação que envolva conflito poderá ser atendido Foto Ascom/TJPA

Exatas 120 audiências estão pautadas para o 11º mutirão de conciliação envolvendo as Varas de Família de Belém. As audiências buscam solucionar em um só dia processos de divórcio, união estável, guarda de filhos e alimentos. O mutirão ocorre nesta sexta-feira, 9, das 8 às 14h, no salão Rui Barbosa do Fórum Cível da Capital (3º andar). A ação será realizada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito (Cejusc - Varas de Família), do Tribunal de Justiça do Pará, que é especializado em buscar soluções para conflitos judiciais de família.

Cerca de 400 audiências estão programadas para ocorrer até dezembro deste ano. Pessoas com interesse em conciliar, podem solicitar à Vara que enviem o processo ao Cejusc para que seja incluído nos próximos mutirões que ocorrerão uma vez por mês até o final deste ano. Os acordos têm o mesmo valor de uma sentença. Para facilitar a conciliação, a coordenadora do Cejusc Varas de Família, juíza Margui Bittencourt, pede que “as pessoas venham dispostas ao diálogo e ao acordo, deixando eventuais mágoas e ressentimentos de lado”. Além disso, a magistrada também orienta que as partes que forem solicitar alimentos tragam planilhas com gastos mensais das crianças para que os envolvidos tenham uma visão geral das despesas. 

A coordenadora ressalta ainda que o acordo é importante porque o processo é encerrado em um dia e as pessoas não precisarão voltar ao Fórum para participar de audiências, juntar testemunhas e documentos.  

O 10º mutirão terá 12 mesas de conciliação e a mobilização de mais de 20 pessoas, entre juiz, promotor e defensor público, conciliadores voluntários, servidores, equipe técnica e terceirizados.  O evento também conta com a parceria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), unidade articuladora de todos Cejuscs, nos termos da resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Programação dos mutirões de conciliação até o final deste ano:

Dia 14 de outubro de 2016 - 8 às 14h

Dia 04 de novembro de 2016 - 8 às 14h

Dia 09 de dezembro de 2016 - 8 às 14h