Polícia Civil celebra 18o Círio de Nazaré

A Polícia Civil vai realizar, neste domingo, dia 25, a procissão do 18º Círio da instituição policial em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Nesta sexta-feira, 23, a corporação concluiu, com uma carreata, a peregrinação da imagem da padroeira dos paraenses pelas Delegacias, Seccionais, Unidades Integradas Pro Paz, entidades sindicais e órgãos da Segurança Pública. Mais de 30 unidades policiais receberam a visita da imagem peregrina durante 34 dias de peregrinação. No último dia, policiais civis e servidores administrativos da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) receberam a peregrinação pela manhã. Liderados pelo delegado Neyvaldo Silva, eles se reuniram no auditório da Dioe para louvar à Virgem de Nazaré.

De tarde, a imagem foi levada para a Seccional Urbana do Guamá, onde os servidores da unidade policial recepcionaram a romaria. O delegado Bruno Brasil  recebeu a imagem e a conduziu até o auditório, onde estavam reunidos os demais servidores da Seccional liderados pelo delegado Daniel Castro. Após novena, a romaria rodoviária saiu da Seccional em direção à Delegacia-Geral para encerrar a peregrinação e convidar a toda comunidade para a procissão do Círio da Polícia Civil neste domingo.

A romaria percorreu diversas ruas pela cidade, com a imagem sendo conduzido no alto de uma viatura policial, ao som do hino de Nossa Senhora de Nazaré, "Vós Sois o Lírio Mimoso". Na chegada à Delegacia-Geral, servidores aguardavam a chegada da comissão responsável pela peregrinação do Círio da Polícia Civil. Um momento de oração encerrou a carreata.


História: O Círio da Polícia Civil teve início em 1999 quando o então delegado-geral João Moraes criou uma celebração religiosa para proporcionar aos servidores seus familiares e amigos, uma oportunidade para louvar a Deus, homenageando a Mãe de Jesus, Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, pois no Círio oficial, os servidores da Polícia Civil estavam trabalhando na Segurança Pública. De lá pra cá, a cada ano, o Círio da Polícia Civil reúne maior número de pessoas, não só servidores da corporação como também da comunidade em geral.