Praticantes de “Birdwatching” observam aves na Região Metropolitana de Belém


Birdwatching é uma atividade de recreação fundamentalmente educacional - Foto Ideflor-Bio

A observação de aves ou birdwatching, ou ainda birding, é uma atividade de recreação, fundamentalmente educacional, praticada ao ar livre, que prega os princípios da conservação ambiental, pois os praticantes, além de colecionar os registros através de fotos, sonorização e outros meios, têm a possibilidade de fornecer dados sobre as observações para auxiliar em pesquisas e na gestão de áreas protegidas. Sendo assim, a atividade está ligada diretamente ao ecoturismo, por suas características de preocupação com a conservação do ambiente visitado e dos ecossistemas envolvidos. Um dos locais propícios para a atividade é o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, localizado em área que abrange quatro municípios da Região Metropolitana de Belém: Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel, e que tem gestão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio). 

No refúgio já foi confirmada a ocorrência de mais de 200 espécies de aves catalogadas na área, com grandes possibilidades de avistamentos. Também há significativa representatividade de endemismos (quando uma espécie animal ou vegetal ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica) e de espécies em risco, conforme registros sistematizados nos estudos realizados para a criação da Unidade de Conservação (UC).

No refúgio já foi confirmada a ocorrência de mais de 200 espécies de aves catalogadas na área - Foto Ideflor-Bio

Atualmente, há um aumento da demanda de visitantes em UCs, justificado pelo crescimento do turismo de modo geral. Neste caso, o ecoturismo se destaca e contribui para a conservação ambiental, além de criar postos de trabalho para as populações residentes, promover a educação ambiental para os visitantes e gerar fundos para a manutenção das áreas protegidas.

A gerente da Região Administrativa do Marajó, Socorro Almeida, do Ideflor-bio, teve recentemente um trabalho publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo, abordando o tema “Observação de aves no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia: uma contribuição para a conservação ambiental da Unidade e ao desenvolvimento turístico do Estado do Pará“.

O Revis Metrópole da Amazônia é uma UC de Proteção Integral do Estado do Pará, que possui 6.367,27 hectares de área na Grande Belém. Com ecossistemas de floresta de terra firme, de várzeas, de igapós e de áreas de capoeira em recuperação, sendo um ambiente propício para a moradia e para a reprodução de muitas espécies de fauna, a UC está situada no Centro de Endemismo Belém.