Profissionais e estudantes celebram o Dia do Biólogo


Atuar na sociedade como um agente de transformação, cujo papel vai desde promover o desenvolvimento do país até garantir a sobrevivência da biodiversidade e da humanidade, é o principal papel do biólogo, cujo dia é celebrado neste sábado, 3. Em Belém, cerca de mil estudantes se inscrevem todos os anos, de acordo com dados da Universidade Federal do Pará (UFPA), para o curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas.

Aos 17 anos, Eduarda Torres é uma das alunas que se prepara para garantir uma das vagas ao curso na capital e realizar o sonho de se tornar uma profissional na área, como o biólogo Taivison Guimarães, dez anos mais velho que a estudante que ainda cursa o 3° ano do ensino médio na Fundação Escola Bosque (Funbosque).

“Minha escola disponibiliza, frequentemente, visitas constantes ao Bosque Rodrigues Alves. Neste lugar eu conheci o trabalho do Taivison e a dedicação que ele exerce no trabalho despertou ainda mais minha paixão pela profissão”, revelou a jovem, já indicando qual é seu grande sonho de vida: “Me tornar uma grande bióloga”.

Preparando-se para garantir uma das vagas disponíveis para o curso na instituição federal, Eduarda segue estudando para as provas de final do ano, enquanto Tavison celebra com sua equipe de trabalho, no Bosque Rodrigues Alves, o Dia do Biólogo.

Graduado há três anos pela UFPA, Taivison conta que a vocação profissional veio desde a infância. “Sempre observei o comportamento dos animais de estimação que minha família tinha. Adorava compartilhar com todos tudo o que aprendia sobre os animais nos livros, principalmente”, comenta. “Com os ensinamentos técnicos obtidos na universidade comecei a poder compartilhar os ensinamentos e técnicas com mais pessoas, além da família”, lembra.

Tavison integra a equipe de biólogos do Bosque Rodrigues Alves, que abriga 435 animais de 29 espécies. “Fico feliz em poder compartilhar meu dia a dia com tantas pessoas e levar até elas o conhecimento desse universo de vidas. É um grande orgulho”, afirma Tavison.

A diretora do Bosque, Lindomar Alves, reforça a importância dos biólogos no espaço, que é um dos mais procurados como opção de lazer ao ar livre. “Aqui eles têm um papel fundamental, que é o de preservar e sensibilizar nossos visitantes quanto à questão ambiental e sobre os cuidados com nossa fauna e flora”, destaca.

Ainda de acordo com a diretora, cerca de cem pessoas passam diariamente pelo Bosque, que funciona todos os dias, com exceção da segunda-feira.