Sest Senat oferece oportunidade para taxistas cuidarem da saúde

Taxistas terão diversos serviços à disposição - Foto: Arquivo/Ag.Belém

Taxistas de dez cidades brasileiras terão novamente acesso nesta terça-feira, 20, e quarta-feira, 21, a atendimentos gratuitos de saúde. O projeto Transportando Saúde nas Cidades, desenvolvido pelo Seste Senat, tem como objetivo oferecer bem-estar e melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte contribuindo para um trânsito mais seguro. Na terceira semana nacional do projeto, os serviços serão realizados em Campo Grande (MS), Cariacica (ES), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul (RS) e Florianópolis (SC).

Em Belém, os pontos de atendimentos são: das 8h às 17h, nos pontos de táxi: Pça D.Pedro, Pça Amazonas, Pça da Bandeira, Pça da República, Pça Batista Campos, Estação das Docas e Hangar. E nesta quarta-feira, na BR-316, Conjunto Cidade Nova. Os taxistas poderão participar dos serviços de saúde que serão disponibilizados em locais de grande circulação desses profissionais, como cooperativas, departamentos de trânsito, pontos de táxis e terminais rodoviários. Durante a ação, eles receberão dicas nutricionais e orientações sobre os riscos do uso de álcool e drogas. Também serão realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de ginástica laboral, com foco na prevenção de doenças da coluna.

Levantamento realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) sobre o perfil dos taxistas mostra que, devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde. Apenas 46,2% deles procuram atendimentos de forma preventiva; 73,6% estão acima do peso; 16,7% já tiveram ou trataram problemas de pressão alta e 14,7%, problemas de coluna. Em relação à alimentação, 45,9% não têm local certo para realizar as refeições, e apenas 28,1% se alimentam em casa.

Os taxistas também serão orientados quanto às ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes desenvolvidas dentro do projeto Proteger, do SEST SENAT. O objetivo é despertar nesses profissionais um olhar crítico sobre a temática e incentivá-los a se tornarem agentes de proteção social na redução desse tipo de crime.

Nesta semana, o Transportando Saúde nas Cidades também inicia a etapa de atendimento aos motoristas de ônibus nas cidades de Goiânia (GO), Três Lagoas (MS), Serra (ES), Contagem (MG), Manaus (AM), São Luís (MA), Natal (RN), Maceió (AL), Feira de Santana (BA), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Lançado em maio deste ano, o projeto já atendeu aproximadamente 4.200 taxistas. Até o fim do ano, o projeto deve passar por 42 cidades oferecendo serviços de saúde também aos motoristas de caminhão. A expectativa é atender 15 mil profissionais em todo o país.