UFPA tem 56 cursos bem avaliados pelo Guia do Estudante



A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi contemplada com 56 cursos de graduação estrelados pelo Guia do Estudante (GE), no ano de 2016, publicação anual da Editora Abril que avalia cursos universitários em todo o país. Cursos de sete campi da Universidade foram avaliados e premiados – Abaetetuba, Belém, Bragança, Castanhal, Altamira, Tucuruí e Cametá. Confira aqui (https://goo.gl/xoGgWI) a relação de cursos da UFPA avaliados pelo GE.

A publicação GE Profissões Vestibular 2017 passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro. Dos 56 cursos avaliados, quatro foram classificados como cinco estrelas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Geografia e História, do Campus Belém. Esses cursos também receberam 5 estrelas nas edições de 2014 e 2015 do Guia do Estudante. Outros 32 cursos foram avaliados com quatro estrelas; e os demais, com três estrelas, menor avaliação recebida pela Instituição.

Faculdade de Geografia – O curso de Geografia destaca-se na avaliação do GE e recebe, mais uma vez, 5 estrelas pelo GE, demonstrando seriedade e avanço no trabalho realizado pelos profissionais e discentes que fazem parte da Faculdade de Geografia. A faculdade é uma das que mais investiram na qualificação dos seus professores, o que reflete a qualidade do curso. Aproximadamente, 94% dos professores são doutores ou estão fazendo doutorado, o que permite ampliar sua participação em editais das mais diversas instituições de fomento à pesquisa e à extensão no Brasil e até mesmo no exterior.

Faculdade de História – O curso de História da UFPA foi fundado em 1950. Em 2004, a faculdade desenvolveu sua estrutura docente e de pesquisa na área de História Social da Amazônia criando o Programa de Pós-Graduação em História. Em suas linhas de pesquisa, o PPHIST procura desenvolver e estimular novos campos de estudo, sobretudo, o de História e Natureza e o de Trabalho, Cultura e Etnicidade, refletindo, historiograficamente, sobre a diversidade social, étnica e cultural da Amazônia na sua relação com a biodiversidade local.

Faculdade de Ciências Biológicas – A Faculdade de Ciências Biológicas recebeu 5 estrelas em 2016, sendo considerado um dos melhores cursos de Ciências Biológicas do Brasil. O curso é integrante do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e oferece as modalidades Licenciatura e Bacharelado em Biologia. Os professores da faculdade desenvolvem inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre os quais, podemos destacar, por exemplo, o tradicional PET-Biologia, que realiza palestras, exibições de filmes e ações diversas aqui, na UFPA, e em comunidades da Amazônia.

Faculdade de Biomedicina – Pelo 6º ano consecutivo, o curso recebe 5 estrelas pelo GE. A Faculdade de Biomedicina da UFPA foi inaugurada em 1971. A graduação é voltada à formação de profissionais qualificados para o envolvimento em projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento, atuação no serviço público e na comunidade, visando ao diagnóstico de doenças e ao acompanhamento das condutas terapêuticas e da evolução clínica do paciente.

Relevância – Para a pró-reitora de Ensino e Graduação da UFPA, Maria Lúcia Harada, as estrelas recebidas pelos cursos da UFPA prestigiam a Universidade pelo trabalho desenvolvido em suas faculdades.

“É gratificante ver que nossos cursos estão sendo avaliados como um dos melhores do Brasil. É importante ressaltar que esse reconhecimento é feito por profissionais de outras instituições de ensino superior”, destaca a pró-reitoria de Ensino e Graduação, professora Maria Lúcia Harada.

Guia do Estudante – O Guia do Estudante foi criado em 1986, pela Editora Abril, como um ranking que avalia os cursos superiores do Brasil usando dados institucionais. A avaliação dos cursos superiores é constituída por questionários que levam em consideração a qualificação do corpo docente, o número de doutores, a exclusividade dos professores ao curso, a produção científica e a relação entre graduação e pós-graduação. Os dados são analisados por profissionais selecionados entre professores, coordenadores de curso e avaliadores do MEC.

* Colaboração Ascom/UFPA