Hospital Regional de Santarém lança campanha de prevenção contra os cânceres de mama e próstata





Este ano, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém, vai trabalhar as campanhas do "Outubro Rosa" e "Novembro Azul" juntas, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata. A campanha única traz o tema: “Outubro Rosa e Novembro Azul: homens e mulheres, juntos, no combate ao câncer”. Atualmente, o hospital possui 1.340 pacientes em tratamento de câncer. São 185 mulheres e um homem lutando contra o câncer de mama. Há também 176 homens enfrentando o câncer de próstata.

O câncer de mama é uma multiplicação anormal de células mamárias que promove a formação de nódulos, podendo formar um tumor maligno. Em mulheres em tratamento no HRBA, este é o segundo tipo de câncer com maior incidência. Entre os principais fatores de risco da doença estão: a ingestão de alimentos ricos em gorduras, obesidade e sedentarismo, primeira menstruação antes dos 11 anos de idade, hereditariedade e consumo regular de álcool.

A próstata é um órgão interno que só o homem possui, tem a forma de uma maçã muito pequena e fica logo abaixo da bexiga. O câncer de próstata é o tipo mais frequente nos homens em tratamento no hospital. Alguns dos fatores de risco são: idade, histórico familiar, dieta pobre em vegetais e fruta, obesidade, sedentarismo, fumo e consumo de álcool.

A programação do HRBA segue até novembro. No dia 1 de outubro, a iluminação da fachada da unidade foi alterada para a cor rosa. A equipe de Enfermagem da Oncologia está realizando palestras educativas nas recepções dos setores. No próximo dia 27 haverá uma blitz na Avenida Sérgio Henn, em frente ao hospital. E no dia 11 de novembro, haverá uma grande ação social na comunidade Cipoal, na BR-163, com consultas e exames médicos, atendimento nutricional, terapia ocupacional e ações de beleza.