Oficinas Curro Velho abrem inscrições para o último módulo de 2016


 
Uma das novidades fica por conta da oficina de Brinquedos Dobrados, ministrada por Simone Jares, voltada para crianças a partir de sete anos - Foto Ascom

As Oficinas Curro Velho abrem vagas para o sexto módulo, o último previsto para 2016. As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 17, e vão até o dia 28. São mais de 100 opções de cursos nas linguagens artísticas de artes visuais, cênicas, musical e verbal. As aulas começam no dia 31 de outubro e vão até o dia 23 de novembro. A taxa de inscrição é de 20 reais. Para alunos de escolas públicas as inscrições são gratuitas, mas eles devem apresentar uma declaração da escola onde estão matriculados.

Uma das novidades fica por conta da oficina de Brinquedos Dobrados, ministrada por Simone Jares, voltada para crianças a partir de sete anos. “A oficina tem como base o Origami e estimula o trabalho em grupo e a seguir um passo a passo. De forma lúdica, iremos ensinar e brincar ao mesmo tempo. Irei ensinar os alunos a produzirem brinquedos de papel, como catavento, pião, aviãozinho supersônico e entre outros”, comenta.

A proposta do trabalho também busca desenvolver a concentração, a coordenação motora e a memorização das crianças e fomenta o uso criativo do papel a partir do reuso do material descartado na prática das dobraduras. “Como fomentadora dessa arte, tenho uma expectativa muito boa em multiplicar esta técnica”, afirma a instrutora Simone Jares.

Outra oficina em destaque é a de Narrativa Fotográfica, ministrada pela fotógrafa Paula Rodrigues, cria do Curro Velho. O Laboratório abordará histórias e técnicas da fotografia, discutindo o conceito de narrativa fotográfica. Ao final será construída uma revista digital com os resultados. “Minha expectativa sobre a realização da oficina é manter um relacionamento de trocas de conhecimento e experiência, procurando dar referências ao aluno que sirvam de estímulo para o campo da pesquisa dele”, registra Paula Rodrigues.

O objetivo principal é envolver o aluno com algum personagem de Belém e por meio da fotografia narrar histórias de vidas de acordo com o contexto de cada aluno, estabelecendo também uma relação comunicativa. “O diferencial é levar os alunos a se introduzirem no contexto do personagem. Suscitar assim histórias narradas pelas fotografias. Ao final, com a elaboração de uma revista digital, em conjunto com os alunos, faremos com que essas histórias sejam conhecidas por outras pessoas”, conclui Paula Rodrigues.

Serviço:
Oficinas Curro Velho inscreve até o dia 28 de outubro. As aulas vão do dia 31 de outubro até o dia 23 de novembro. A taxa de inscrição é de 20 reais. Para alunos de escolas públicas as inscrições são gratuitas.


*Colaboração: Victor Barra - estagiário