![]() |
Galos foram apreendidos - Foto Ascom/Polícia Civil |
A Polícia Civil resgatou, nesta terça-feira (18), um total de 56 galos que eram usados em rinhas de briga. As aves foram encontradas na casa de Edilberto Santos da Cunha na rodovia BR-316, em Marituba, na região metropolitana de Belém, por policiais civis da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (Dema), sob coordenação da delegada Virginia Nascimento. Com aparência de maus tratos, os galos apresentavam ferimentos e mutilações decorrentes das rinhas de briga.
A operação policial foi deflagrada para apurar informações sobre a prática de crime ambiental no local. Durante a revista dos policiais civis na casa, os galos foram encontrados dentro de viveiros de madeira, onde eram mantidos. No local, foram encontrados ainda medicamentos aplicados nas aves e curativos usados para cuidar dos ferimentos causados pelas brigas na rinha.
O responsável pelo local foi conduzido para a Dema, em Belém, para lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime ambiental e, em seguida, foi liberado para responder ao processo na Justiça. As aves apreendidas foram levadas para a área de um projeto ambiental no município de Terra Alta, onde receberão atendimentos veterinários e ficarão recolhidos à disposição da Justiça.