Fasepa promove 2º Mostra de Talentos das unidades socioeducativas

Nesta quinta-feira (01), a partir de 9h, a Casa de Plácido, localizada no Centro Social de Nazaré, recebe a 2º Mostra de Talentos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), que reúne os trabalhos produzidos por adolescentes e jovens atendidos nas unidades socioeducativas do Estado. A programação conta com apresentação de dança, percussão, música, teatro, artesanato e empreendedorismo, fruto das atividades desenvolvidas em cursos e oficinas ministradas pelos professores, arte-educadores e equipe técnica da instituição. Além de acompanhar as apresentações culturais, o público terá a oportunidade de adquirir produtos confeccionados pelos próprios adolescentes. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Programação - Com o tema “Ressignificar é preciso, ressignificar é possível, ressignificar é o caminho”, a mostra terá uma área para exposição de artesanatos, produtos socioambientais, um ateliê de pintura e uma mostra de vídeo com o trabalho realizado nos espaços da Fasepa. As unidades socioeducativas contarão com estandes para comercializar peças produzidas pelos socioeducandos nas oficinas de corte, costura e pintura em tecido, além de móveis e objetos de decoração feitos a partir de materiais recicláveis, como pneus, palets e outros.

Sobre a Fasepa - A Fasepa é a instituição responsável por coordenar e executar a política estadual de atendimento socioeducativo a adolescentes e jovens sentenciados pela Justiça ao cumprimento de medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade, oferecendo-lhes oportunidades para que retornem ao convívio familiar e em sociedade.

Atualmente, a Fundação administra 15 espaços socioeducativos no estado, sendo 12 na região metropolitana de Belém, dois em Santarém e um em Marabá. Atualmente, cerca de 450 adolescentes e jovens sentenciados ou no aguardo de sentença são atendidos nessas unidades.

Sobre o projeto – O Projeto “Ressignificando Caminhos na Socioeducação” teve início em janeiro de 2015, com a proposta avançar nos resultados do atendimento socioeducativo no Pará, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O projeto vem dando uma nova conotação ao atendimento socioeducativo do estado, por meio de ações que envolvem o fortalecimento da educação formal a partir de atividades de arte-educação, oficinas e cursos que além de garantir capacitação profissional, incentivam a valorização da família e da espiritualidade.

As ações da Fasepa tem o apoio da Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (Seeips), Escola de Governança do Estado (EGPA) e com as Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seaster), de Saúde (Sespa) e de Segurança (Segup).