Governo abre licitação para contratar organizadora do concurso da Susipe

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) vai contratar empresa ou instituição especializada para prestar serviços de planejamento e execução do concurso público da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe). O edital de concorrência pública (do tipo técnica e preço) foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28). Este será o segundo concurso público da Susipe para agentes prisionais e com vagas ainda para cargos administrativos (nível médio) e técnicos em gestão penitenciária (nível superior). A organizadora escolhida vai publicar o edital do certame e ficará responsável pela elaboração, impressão e aplicação das provas, que devem ocorrer em 2017.

A Lei n° 8.322, que moderniza e reestrutura a Susipe, foi publicada em dezembro de 2015 no Diário Oficial do Estado. A elaboração da lei foi iniciada ainda no ano de 2011, com a finalidade de modernizar o sistema penitenciário para as condições atuais, já que a lei anterior, de 2004, não abrangia as mudanças ocorridas ao longo dos anos. O texto original, ainda na forma do Projeto de Lei nº 272/ 15, apresentado à Assembleia Legislativa, foi aprovado, por unanimidade, pelos 31 deputados estaduais. Com a nova lei, após o concurso, todos os agentes prisionais no Pará terão porte de arma e passarão a ser responsáveis pela segurança das unidades prisionais do Estado.

"Até março de 2017 já estaremos publicando o edital do concurso público, porque temos que observar todos os prazos decorrentes do processo licitatório, que são prazos legais. Exatamente quando se tem uma licitação por técnica e preço, o nível de seleção é bem mais amplo e exige cuidado maior”, explica a titular da Sead, Alice Viana.