Instituto Carlos Gomes faz teste de ingresso para novos alunos na Musicalização

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realiza, a partir de segunda-feira (28) de novembro, o teste de musicalização para os candidatos que tiveram a inscrição homologada no processo seletivo deste ano. Todos os exames serão realizados no prédio do Instituto, localizado na Avenida Gentil Bittencourt. As provas serão no período de 28 de novembro a 02 de dezembro e os candidatos devem ficar atentos ao cartão de inscrição, onde consta o dia, hora e local da prova, de acordo com o programa no qual está inscrito.

O Processo Seletivo da Musicalização vai mobilizar 98 professores de música do IECG, que foram escalados para atuar nas Bancas Examinadoras incumbidas de avaliar os candidatos. Cada Banca será formada por dois professores do Instituto.

Para realizar o teste, o candidato deve obedecer algumas recomendações, como conhecer o local da avaliação e comparecer com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência ao local de prova. No dia do exame, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o CPF informado na inscrição. Não serão permitidas consultas de qualquer natureza, bem como o porte ou utilização de telefone celular, pager, fones de ouvido e/ou similares nas salas de aula onde os testes serão realizados.

Os critérios de avaliação são afinação, coordenação motora, percepção auditiva e reprodução sonora, quesitos básicos para o desenvolvimento das atividades relacionadas à aquisição de habilidades sensoriais e motoras inerentes à prática musical. Como o processo seletivo não exige conhecimento prévio de um instrumento ou de teoria musical, o candidato será avaliado observando esses quatro critérios:

Afinação – O candidato deverá demonstrar capacidade de organização e reprodução de sentenças melódicas simples, baseadas no sistema tonal diatônico.

Coordenação motora – Movimentos corporais dos membros inferiores e/ou superiores em combinação com instruções relacionadas ao elemento musical contínuo denominado “pulsação”.

Percepção auditiva – Capacidade de atenção e direcionamento sensorial, em resposta a estímulos auditivos relacionados às quatro propriedades do som: altura, intensidade, duração e timbre.

Reprodução sonora – Aos candidatos serão demonstradas algumas sequências sonoras curtas, rítmicas e/ou melódicas e, posteriormente, será pedido que os mesmos as reproduzam com a maior fidelidade possível.

Teste de Musicalização - O Processo Seletivo para o ingresso de novos estudantes no curso de musicalização do Instituto Estadual Carlos Gomes é realizado uma vez ao ano. Em 2016, as inscrições foram realizadas exclusivamente pela internet, através do site da FCG (www.fcg.pa.gov.br), no período de 17 a 21 de outubro. Foram ofertadas 400 vagas e de acordo com a Coordenação Pedagógica do IECG, houve 3.934 inscritos e 2405 candidatos habilitados a fazer o teste.