Livro registra a história da hotelaria em Belém


Grande Hotel, av. Pres. Vargas 882 / Acervo
A história da hotelaria de Belém, entre os anos de 1850-1950, é o tema do livro “A Memória da Hotelaria de Belém e o Grande Hotel”, que será lançado no próximo dia 21, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard. O livro mostra a evolução do segmento na cidade, resultado de um rico trabalho de pesquisa realizado por Dulcilia Maneschy e Larissa Acatauassu. Uma iniciativa da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-PA), Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Pará (ABIH), Hotel Regente e SOL, por meio da Fundação cultural do Município de Belém e da Lei Tó Teixeira & Guilherme Paraense.

O livro é resultado de uma pesquisa feita há mais de 10 anos, quando por ocasião das comemorações dos 70 anos da ABIH, a entidade nacional programou o lançamento de uma obra reunindo a atividade hoteleira no Brasil. “Na época, as ABIHs estaduais contribuíram com as suas respectivas histórias. A partir da pesquisa de Belém, sugeri à Dulcília que fizéssemos esse resgate também sobre a história da hotelaria em nossa região, uma vez que tivemos enorme dificuldade em encontrar referências. Trabalho finalizado, este material contextualiza a arquitetura, os hábitos, costumes e o cotidiano tanto dos viajantes como dos belenenses em uma época especial, de apogeu econômico e exuberância cultural”, comentou Carlos Freire, sócio proprietário do Hotel Regente, um dos mais tradicionais em Belém.

O resgate dessa memória tem como protagonista o Grande Hotel de Belém, que remete à comunidade belenense da época, mas com registros de atualização dos locais, proporcionando ao leitor situar-se na Belém de hoje, vislumbrando o passado. Dentre muitas curiosidades registradas está a de que o primeiro hotel de bandeira internacional no Brasil foi instalado em Belém.

Para Dulcilia Masneschy, uma das autoras do livro, é um privilégio poder contar essa história. “Foi um vasto trabalho de pesquisa. Ficamos felizes em registrar uma história tão significativa e em poder contribuir para a memória do paraense. Além disso, revisitamos as memórias de muitas pessoas que entrevistamos, proporcionando momentos muito especiais”, disse.

ABIH e SHORES

Na oportunidade do lançamento, o presidente da ABIH-PA, Clóvis Carneiro, e o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Belém e Ananindeua (Shores), Eduardo Boullosa, irão homenagear os hoteleiros mais antigos da cidade, por ocasião do Dia do Hoteleiro e dos 80 anos de fundação da ABIH Nacional, comemorados em 09 de novembro. Carlos Augusto Freire, Arthur dos Santos Mello (sócio fundadores do Hotel Regente) e Nelson Carrasco (sócio fundador dos hotéis Sagres e Grão Pará) receberão a homenagem por fazerem parte da história da hotelaria em Belém como os mais antigos hoteleiros que continuam à frente de seus negócios.

COMO ADQUIRIR

O livro pode ser adquirido na sede da ABIH Pará, na Av. Presidente Vargas, 158, sala 603. Edifício Antônio Martins Jr., bairro Campina, pelo valor de R$ 140. Mais informações pelo telefone (91) 3225-5271 ou contato@abih-pa.com.br.

Serviço:
Centro Cultural Sesc Boulevard
Lançamento do livro “A Memória da Hotelaria de Belém e o Grande Hotel”
Dia: 21/11/2016
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523)