Operação Quinta Parte prende mais um acusado de envolvimento em esquema de sonegação fiscal

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (18), em cumprimento a mandado de prisão preventiva, o servidor público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Raimundo Afonso Moura Lima, acusado de envolvimento em esquema de sonegação fiscal. Ele foi preso na sua residência, em Belém, dentro da operação "Quinta Parte", coordenada pela Superintendência Regional do Araguaia Paraense, sediada em Redenção, sudeste do Pará. A primeira fase da operação foi deflagrada no último dia 8, para desarticular o esquema criminoso que envolvia servidores públicos da Sefa, contadores e empresários, envolvidos em um esquema de sonegação de impostos referentes à tributação de mercadorias que entram no Pará pelo sul e sudeste do estado. Esta semana teve início a segunda etapa da operação.

Atualmente no cargo de coordenador executivo de Controle de Mercadorias em Trânsito do distrito de Serra do Cachimbo, em Novo Progresso, sul do Pará, Raimundo Afonso figurava desde o início das investigações, há cerca de um ano, como suspeito de receber propina no posto fiscal de Conceição do Araguaia para liberar cargas de caminhões que passavam pelo local sem pagamento obrigatório de tributos e de facilitar as ações criminosas dos demais acusados. O delegado Antonio Miranda, titular da Superintendência do Araguaia Paraense, explica que a prisão preventiva de Raimundo Lima foi solicitada pela Polícia Civil à Justiça na semana passada, após os depoimentos prestados pelos presos na primeira fase da operação, que confirmaram participação dele no esquema.

Diante disso, a Justiça deferiu o mandado de prisão, levado a termo hoje por uma equipe do Núcleo de Inteligência Policial, em Belém. Após o cumprimento da ordem de prisão, Raimundo Lima foi conduzido à sede da Delegacia Geral para prestar depoimento e em seguida foi transferido para o Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (Crecan), em Santa Izabel do Pará, onde ficará recolhido à disposição da Justiça. As investigações sobre o esquema criminoso continuam.

Quinta Parte

A operação realizada no último dia 8, em Redenção e outras cidades do sul e sudeste do Pará, São Paulo e Mato Grosso, resultou em 48 pessoas presas. A maioria são servidores da Sefa - 33 no total, sendo quatro auditores (três presos em Redenção e um em Belém), oito fiscais (três presos em Redenção, quatro em Conceição do Araguaia e um em Tucumã) e 21 servidores da área de apoio, como motorista, datilógrafo e auxiliares. Os outros 15 presos são nove contadores e seis empresários.

Dos 48 presos, 42 foram presos no sul do Pará. Todos foram transferidos de Redenção para o presídio do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará (CRPP), em Santa Izabel do Pará, por ordem da Justiça. A investigação teve início em Conceição do Araguaia, há cerca de um ano, quando um caminhão transportando carga de cerveja procedente de Goiás foi apreendido. Em depoimento, na época, o responsável pela carga revelou o esquema de cobrança de propina para permitir a entrada da carga no Pará sem recolhimento de tributos fiscais.