Procon alerta para cuidados em compras feitas via internet



Fazer compras pela internet é uma tendência forte no Brasil, e no Pará não é diferente, mas a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) alerta os consumidores para os cuidados na hora de adquirir produtos pela internet. Somente no primeiro semestre deste ano o Procon/PA registrou 320 reclamações referentes a itens comprados via internet, a maioria delas por conta da demora ou não entrega de produtos, totalizando 145 registros.

O diretor do Procon/PA, Moysés Bendahan, orienta sobre as atitudes básicas que os consumidores devem tomar antes de realizar alguma compra em sites. “Quando não se conhece o site e o preço está muito abaixo, é sempre recomendável avaliar bem a situação antes de fechar a transação, pois a chance de ser um golpe é grande. Além disso, o consumidor deve sempre verificar o CNPJ e testar os contatos de atendimento da loja on-line, antes de efetuar alguma compra”, indica Moysés Bendahan.

Segundo informações do Procon de Foz do Iguaçu (PR), sites como paranaofertas.com.br, makroeletronicos.com, fozeletronicos.com.br e eletrocataratas.com.br, por exemplo, mesmo tendo os CNPJ’s ativos apresentaram fortes indícios de prática de golpes contra consumidores e por conta disso são investigados pela Policia Civil daquele estado, onde têm sede. Para ajudar o consumidor, a Fundação Procon, de São Paulo, preparou uma lista de sites não indicados para compras no Brasil por apresentarem reclamações no órgão de defesa do consumidor e, mesmo tendo sido notificados, não responderam ou não foram encontrados para prestar esclarecimentos.

Já o Procon/PA oferece aos consumidores o aplicativo Governo Pará Mobile, que recebe denúncias de práticas abusivas no estado. O aplicativo móvel está disponível para celular, smartphone e tablet, além de ser compatível tanto para o sistema operacional  Android quanto IOS.