Fazer compras pela internet é uma
tendência forte no Brasil, e no Pará não é diferente, mas a Diretoria de
Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) alerta os consumidores para os
cuidados na hora de adquirir produtos pela internet. Somente no primeiro
semestre deste ano o Procon/PA registrou 320 reclamações referentes a itens
comprados via internet, a maioria delas por conta da demora ou não entrega de
produtos, totalizando 145 registros.
O diretor do Procon/PA, Moysés
Bendahan, orienta sobre as atitudes básicas que os consumidores devem tomar
antes de realizar alguma compra em sites. “Quando não se conhece o site e o
preço está muito abaixo, é sempre recomendável avaliar bem a situação antes de
fechar a transação, pois a chance de ser um golpe é grande. Além disso, o
consumidor deve sempre verificar o CNPJ e testar os contatos de atendimento da
loja on-line, antes de efetuar alguma compra”, indica Moysés Bendahan.
Segundo informações do Procon de
Foz do Iguaçu (PR), sites como paranaofertas.com.br, makroeletronicos.com,
fozeletronicos.com.br e eletrocataratas.com.br, por exemplo, mesmo tendo os
CNPJ’s ativos apresentaram fortes indícios de prática de golpes contra
consumidores e por conta disso são investigados pela Policia Civil daquele
estado, onde têm sede. Para ajudar o consumidor, a
Fundação Procon, de São Paulo, preparou uma lista de sites não indicados para
compras no Brasil por apresentarem reclamações no órgão de defesa do consumidor
e, mesmo tendo sido notificados, não responderam ou não foram encontrados para
prestar esclarecimentos.
Já o Procon/PA oferece aos
consumidores o aplicativo Governo Pará Mobile, que recebe denúncias de práticas
abusivas no estado. O aplicativo móvel está disponível para celular, smartphone
e tablet, além de ser compatível tanto para o sistema operacional Android quanto IOS.