Celpa tem plano de operações para o Réveillon

Neste final de ano, a Celpa mais uma vez terá um esquema de operações específico para as festividades do réveillon. O intuito das ações é garantir que situações emergenciais, que envolvem a rede elétrica, sejam solucionadas no menor tempo possível e prejuízos à população sejam evitados. Em todo o Estado, serão cerca de 170 equipes atuando em locais estratégicos, para garantir o fornecimento de energia firme e de qualidade na virada do ano.

A “Operação Fim de Ano Celpa” conta com o reforço de equipes de manutenção e operação nas principais cidades do Pará, e onde ocorrem maior concentração de pessoas por conta dos festejos. Nas mesorregiões Norte e Nordeste do Pará destacam-se os balneários mais procurados, como Salinas, Mosqueiro, Marudá e Algodoal, que recebem um reforço nas subestações e principais alimentadores que atendem as localidades.

Na Região Metropolitana de Belém, a prioridade de atendimento inclui as igrejas e templos religiosos, pois são locais ondem ocorrem missas e cultos para celebrar o fim de ano. Caso ocorra algum tipo de perturbação no sistema elétrico dessas áreas, as equipes da distribuidora já estarão disponíveis para agir imediatamente e normalizar o fornecimento o quanto antes. As equipes se concentrarão a partir das 22 h do dia 31 (quarta-feira), até às 6 h do dia 1º de janeiro de 2017.

Durante o período, a empresa também contará com engenheiros da Operação, Manutenção e Serviço de Rede em regime de sobreaviso até as 6h do dia seguinte às comemorações. Em caso de alguma eventualidade no sistema elétrico, as equipes estarão aptas a providenciar o pronto atendimento, para a normalização do fornecimento de energia elétrica.

Para o gerente da área de Operações da Celpa, Dagoberto Santos, esse tipo de trabalho vem mostrando um excelente resultado. “Já atuamos no Natal deste ano com o plano e para o Réveillon também esperamos os melhores resultados. Serão profissionais altamente treinados que estarão à disposição para resolver qualquer eventualidade na rede elétrica e, assim, garantir que ano de 2017 chegue sem qualquer imprevisto no que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica”, diz o gerente.

Trabalho prévio – Todos os anos, durante os meses que antecedem as festividades de fim de ano, a Celpa realiza ações de manutenção preventiva na rede elétrica. São realizadas podas das árvores próximas a rede, a manutenção geral dos alimentadores, e a realização de testes nos equipamentos que trabalham de forma automatizada, possibilitando que as operações emergenciais também possam ser executadas à distância.