Estado e Prefeitura decretam ponto facultativo nesta sexta-feira, 30

Devido às festividades de final de ano, a Prefeitura de Belém decretou ponto facultativo na sexta-feira, 30.

Confira como será o funcionamento dos principais órgãos municipais:

Saúde - Os Hospitais de Pronto Socorro Humberto Maradei Pereira (Guamá) e Mário Pinotti (Umarizal), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci e da Sacramenta e o Hospital Geral de Mosqueiro, funcionarão normalmente no dia 30.

Também atenderão normalmente as Unidades Municipais de Saúde da Marambaia, Jurunas, Tapanã, Outeiro, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Benguí I e Icoaraci, que funcionam em regime de urgência e emergência.

A Central de Regulação de Leitos, urgência e emergência do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), Central de Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Centro de Informações Toxicológicas de Belém (CIT) atuarão em regime de plantão no dia 30 para receberem os pacientes que venham a necessitar de atendimento.

Para os dias 31 e 01 de janeiro, o expediente segue normal nos estabelecimentos citados.

Limpeza
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) funcionará somente com os serviços de recolhimento de lixo domiciliar e entulho. O expediente administrativo na sede da secretaria, localizada na Avenida Almirante Barroso, nº 3110,  será normalizado a partir de segunda-feira, 02. O Departamento de Resíduos Sólidos (Dres/Sesan) vai funcionar em regime de plantão no final de semana.
Trânsito
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) funcionará apenas para a liberação de veículos guinchados,sendo este atendimento realizado no horário de 8h30 às 11h.
Acolhimento
Estarão funcionando os Conselhos Tutelares que trabalham em regime de plantão ( Dagua, Daico, Daent, Damos), além dos Espaços de Acolhimento da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) que funcionam 24 horas.
Urbanismo
O horário de funcionamento dos cemitérios Santa Izabel e São Jorge, nesta sexta-feira, 30, facultada nas repartições públicas, será normal, das 8h às 17h. No sábado, 31, e domingo, 1, o horário também será normal, de 7h às 13h. Para garantir que todos os sepultamentos sejam realizados dentro desses horários, eles devem ser previamente agendados.
O serviço de manutenção de iluminação pública funcionará, normalmente, com duas equipes de plantão. O serviço é gratuito e atende chamados pelo telefone 0800 400 0300, de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos  sábados, de 8h às 12h.
Entretenimento
O Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia funcionará normalmente na sexta-feira, 30, de 8h às 17h. O ingresso para entrada no espaço custa R$ 2. A venda é encerrada uma hora antes do fechamento. Estudantes e crianças de 7 a 12 anos têm direito a meia entrada. Crianças menores de 7 anos e idosos não pagam.
Controle
As fiscalizações do comércio informal também permanecem durante o ponto facultativo pelos agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon). No dia 30, cerca de 30 servidores farão rondas das 8h às 22h, no centro comercial de Belém e nas proximidades dos shoppings centers. A ação objetiva ordenar os locais de grande movimentação e comercialização, já que neste período, o fluxo de pessoas ainda é intenso para as compras de final de ano.
A Secon também dá seguimento às fiscalizações no sábado, 31, e domingo, 01. Além das áreas centrais da capital, o ordenamento passará por pontos turísticos da cidade, como as Praças da República, Batista Campos e Portal da Amazônia.

Expediente nos órgãos estaduais será facultado dia 30

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) informa que em função da necessidade de adoção de procedimentos relacionados ao encerramento do exercício, não haverá expediente nos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado nesta sexta-feira (30). Para assegurar o atendimento à população, os serviços essenciais de saúde e assistência, arrecadação e defesa social não serão atingidos pela medida.