Evite dor de cabeça na hora de comprar pela net



Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a estimativa é que o e-commerce fature R$ 7,5 bilhões com as compras realizadas entre 14 de novembro e 23 de dezembro. Espera-se cerca de 2,7 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 280 e as categorias categorias com maior expectativa de vendas são Celulares, Informática, Eletrônicos, Moda e Eletrodomésticos. Sendo assim, gostaria de sugerir uma pauta com cinco dicas para evitar dor de cabeça e prejuízos na hora de comprar presentes de Natal pela internet, – essas foram elaboradas por Quintiliano Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital para pessoas físicas e jurídicas.

Dicas para evitar dor de cabeça e prejuízos na hora de comprar presentes de Natal pela internet

Fique de olho na segurança- a fórmula chave para identificar se o site que você pretende realizar uma compra é confiável, é observar se este possui o Certificado de Segurança SSL – encontrado na barra de endereços. Os sites seguros e protegidos devem conter um cadeado verde clicável, que mostra a segurança do ambiente. Essa validação é realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera, entre outros.

Desconfie de ofertas milagrosas- ofertas e descontos das lojas virtuais, são muito atrativas, mas antes de oferecer seus dados pessoais e informações do seu cartão de crédito, é melhor analisar se a compra é realmente necessária e se o fornecedor é confiável. “Procure informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone e e-mail.

Procure a opinião de outros consumidores - busque referências sobre o portal ou o aplicativo onde você realizará a compra. Além de perguntas às pessoas mais próximas de você, é interessante fazer pesquisas em redes sociais ou em sites especializados como Reclame Aqui ou Buscapé.

Compare preços - tenha noção da faixa de preço normal do produto que você busca, tanto em lojas físicas como em lojas virtuais. Assim, desconfie se o desconto ofertado for muito fora da faixa normal de preço do produto.

Atente-se às condições de entrega - o fornecedor é obrigado a estipular um prazo de entrega e disponibilizar essa informação ao comprador. Além disso, muitas vezes o frete não está incluso no valor da compra e o consumidor deve ficar atento à essa cobrança

Virta Comunicação Corporativa
Renata Zioli
E-mail: renata.zioli@virta.inf.br