Segundo informações divulgadas
pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a estimativa é que o
e-commerce fature R$ 7,5 bilhões com as compras realizadas entre 14 de novembro
e 23 de dezembro. Espera-se cerca de 2,7 milhões de pedidos, com ticket médio
de R$ 280 e as categorias categorias com maior expectativa de vendas são
Celulares, Informática, Eletrônicos, Moda e Eletrodomésticos. Sendo assim,
gostaria de sugerir uma pauta com cinco dicas para evitar dor de cabeça e
prejuízos na hora de comprar presentes de Natal pela internet, – essas foram
elaboradas por Quintiliano Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da
Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital para pessoas
físicas e jurídicas.
Dicas para evitar dor de cabeça e
prejuízos na hora de comprar presentes de Natal pela internet
Fique de olho na segurança- a
fórmula chave para identificar se o site que você pretende realizar uma compra
é confiável, é observar se este possui o Certificado de Segurança SSL –
encontrado na barra de endereços. Os sites seguros e protegidos devem conter um
cadeado verde clicável, que mostra a segurança do ambiente. Essa validação é
realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera,
entre outros.
Desconfie de ofertas milagrosas-
ofertas e descontos das lojas virtuais, são muito atrativas, mas antes de oferecer
seus dados pessoais e informações do seu cartão de crédito, é melhor analisar
se a compra é realmente necessária e se o fornecedor é confiável. “Procure
informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone e e-mail.
Procure a opinião de outros consumidores
- busque referências sobre o portal ou o aplicativo onde você realizará a
compra. Além de perguntas às pessoas mais próximas de você, é interessante
fazer pesquisas em redes sociais ou em sites especializados como Reclame Aqui
ou Buscapé.
Compare preços - tenha noção da
faixa de preço normal do produto que você busca, tanto em lojas físicas como em
lojas virtuais. Assim, desconfie se o desconto ofertado for muito fora da faixa
normal de preço do produto.
Atente-se às condições de entrega
- o fornecedor é obrigado a estipular um prazo de entrega e disponibilizar essa
informação ao comprador. Além disso, muitas vezes o frete não está incluso no
valor da compra e o consumidor deve ficar atento à essa cobrança
Virta Comunicação Corporativa
Renata Zioli
E-mail: renata.zioli@virta.inf.br