Livro descomplica o Direito Financeiro e Tributação no Brasil



A guerra fiscal entre os estados e a federação têm sido um dos assuntos mais recorrentes nas discussões sobre a atual situação econômica do país. O tema está no cerne da mais recente obra do advogado e professor Fernando Facury Scaff, intitulado “Crônicas de Direito Financeiro: Tributação, Guerra Fiscal e Políticas Públicas”, que será lançado nesta quarta-feira, 14 de dezembro, das 19 às 20h30, na Livraria Fox.
       
A obra reflete o atual cenário macroeconômico brasileiro e surge como leitura obrigatória para aqueles que querem entender o sistema de tributação no país. Com uma linguagem acessível e direta, o livro foi pensado para elucidar tanto especialistas na área como os cidadãos comuns, já que trata das questões fiscais que afetam a vida de toda a sociedade.
       
Organizado pela Editora Conjur, o livro reúne artigos publicados na revista eletrônica “Consultor Jurídico”, que explicam de forma objetiva como este ramo do direito influencia a vida cotidiana.  A ideia de compilar os textos surgiu pela falta de literatura simples acerca de tributação e guerra fiscal.
      
Para Scaff “é possível escrever sobre matérias áridas de forma acessível, mantendo o rigor técnico sem superficialidade. Pode-se ver isso nesse novo livro. Diria ao leitor: o Direito está no meio de nós, de nossas atividades, de nosso dia a dia. É necessário conhecê-lo e usá-lo de forma adequada. Essa obra tem a finalidade de explicar isso ao público em geral”, acredita o advogado.

Sobre o autor

      
Autor de pelos menos 20 livros sobre Direito, Fernando Facury Scaff é advogado e sócio do escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados, onde é responsável pela área de Direito Tributário ao lado de Afonso Lobato, Márcio Maues, Leonardo Menescal e Alexandre Silveira, e que foi reconhecida pela revista Análise 500 como de destaque estadual, regional e nacional.  Scaff é também professor de Direito Financeiro da Universidade de São Paulo (USP) e de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal do Pará (UFPA).