Parlamento paraense celebra 27 anos de Educação Adventista no Pará e 120 anos no Brasil

Os 120 anos do Sistema Educacional Adventista do Sétimo Dia no Brasil, foram celebrados durante Sessão Especial, realizada no plenário “Newton Miranda”, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém, na manhã desta segunda-feira (05/12). Durante a Sessão, os 27 anos de atividades escolares do Colégio Adventista, no bairro Cidade Nova, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém também foram lembrados. A cerimônia foi proposta pelo deputado e pastor da denominação religiosa, Jaques Neves (PSC) e teve por objetivo ressaltar a filosofia cristã e humanística promovida ao longo de décadas pela instituição na formação de cidadãos.

O deputado Jaques Neves, autor da Sessão, presidiu os trabalhos e em seu pronunciamento destacou a importância da homenagem. “Esse é um momento inédito para o Parlamento Paraense, por ser a primeira homenagem desta Casa de Leis a essa importante instituição de ensino, que é referência no Brasil e no mundo. E aqui no Pará são oito unidades, sendo fundamental, na educação para a formação intelectual, com valores morais e espirituais a milhares de crianças, jovens e adultos”, ressaltou.

Durante a Sessão, foram exibidos vídeos institucionais com informações sobre o surgimento do Sistema Educativo da denominação no Brasil e no mundo, com referências também à unidade  de ensino no Pará. No estado, o Sistema está representado por oito unidades escolares e uma instituição de ensino superior que é a Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), na Região Metropolitana de Belém, em funcionamento com o curso de graduação em Teologia. Outros cursos superiores devem ser ofertados em 2017, após a autorização do Ministério da Educação (MEC).           

Para o Diretor do Departamento de Educação União Norte Brasileira para os estados do Amapá, Pará e Maranhão, professor Almir Pires, a homenagem é um reconhecimento à filosofia educacional Adventista por possuir metodologias que formam e transformam o cidadão em pessoas melhores. "Essa é uma forma de mostrar a nossa voz, a voz da educação adventista que educa, molda e transforma. O melhor legado do sistema educacional é desenvolver a capacidade de inteligência intelectual, mas também preparar o cidadão para a vida, para o mercado de trabalho, valorizando a ética, valores morais para que os alunos sejam seres humanos melhores”, ressaltou.

Cerca de 150 pessoas, entre pastores, diretores de instituições educativas da denominação religiosa, pais de alunos e 30 estudantes da unidade escolar da Cidade Nova, prestigiaram o evento. O Diretor da Escola Adventista da Cidade Nova, professor Eduardo Vasconcelos, falou sobre o funcionamento da unidade para a formação dos alunos. “Somos uma instituição de educação privada com princípios religiosos que atendem alunos de várias denominações religiosas que trabalha uma educação com base no que Jesus nos ensinou:  desenvolvimento físico, intelectual e espiritual”, concluiu.             

ORIGEM - O Sistema de Educação Adventista, surgiu em 1875, nos Estados Unidos, com a abertura do Batlle Creek Chool,  que se destinava a atender os níveis secundários do ensino básico. A Rede Educacional está presente em 165 países, representada por 112 faculdades, 7.804 escolas, com mais de 90 mil professores para atender mais de 1,8 milhões de alunos.     

Brasil - Há 120 anos surgiu no Brasil, a partir da inauguração da primeira unidade em Curitiba, no Estado do Paraná. Com essa inciativa, o trabalho educacional cresceu no país e outras escolas foram construídas em várias regiões. No Brasil, existem atualmente 470 unidades escolares e cerca 206 mil estudantes.       

Pará - A primeira escola em Belém, surgiu no bairro da Campina, região central da capital paraense. Ao todo, as oito unidades em solo paraense atendem 7.500 alunos do Ensino Infantil e Médio.  Ao final da cerimônia, um grupo musical da igreja encerrou a Sessão cantando hinos evangélicos.