Contribuição sindical da mineração deve ser feito até terça





As empresas de mineração do estado têm até o próximo dia 31 de janeiro para fazerem o recolhimento da contribuição sindical relativo ao exercício de 2017, sem acréscimo de multas ou juros, informa o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). Todas as empresas que fazem parte de um dos grupos de Plano Básico da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e não organizadas em sindicatos são obrigadas ao pagamento da contribuição.

A arrecadação da contribuição sindical é distribuída da seguinte forma: 80% para o sistema de entidades representantes da categoria (Sindicato, com 60%, Federação, com 15%, e Confederação 5%) e 20% para a Conta Especial Emprego e Salário administrada pelo MTE.

 “A empresa que faz a sua contribuição sindical anual está cooperando para o fortalecimento da sua categoria econômica. Além disso, ela poderá ser melhor bem representada perante os órgãos públicos e no meio político e poderá questionar e exigir sua representatividade perante sua entidade sindical nas negociações coletivas e atividades reivindicatórias em geral”, completa o presidente do Simineral.

Mais informações sobre a contribuição sindical podem ser conferidas no site do Simineral: http://www.simineral.org.br/