Seduc abre 5 mil vagas para cursos técnicos em todo o Estado


 
Alunos da Escola Técnica Estadual visitam o laboratório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (UFPA): seleção aberta a novos alunos. Baixar Foto Foto: Agência Pará

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para cursos técnicos ofertados na rede pública estadual de ensino. As vagas são para sete unidades de ensino em Belém e mais 11 em outros municípios do Estado. Os interessados podem se inscrever por meio do Portal da Secretaria de Estado de Educação - Seduc e no hotsite da Eetpa até o dia 29 deste mês de janeiro.

São ofertadas 5.240 vagas para 131 cursos técnicos nas modalidades Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, Ensino Médio Integrado a Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Subsequente, em 12 municípios. O acesso de estudantes a 3.240 vagas de cursos técnicos será feito por meio de processo seletivo. Outras 2 mil vagas serão preenchidas por meio de matrículas, em duas modalidades de ensino, em municípios do interior do Estado.

Das 2.640 vagas ofertadas na modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (66 cursos técnicos), 880 vagas são ofertadas para 22 cursos em processo seletivo para Belém. Outras 1.760 são abertas em forma de matrículas para 44 cursos em outros 11 municípios.

A oferta de 680 vagas do ProEJA, envolvendo 17 cursos técnicos, abrange 440 vagas em processo seletivo para 11 cursos em Belém e 240 vagas de 6 cursos em forma de matrícula para outros municípios do Estado. A modalidade Subsequente conta com a oferta de 1.920 vagas para 48 cursos técnicos, mediante processo seletivo.

A matrícula para 2 mil vagas referentes ao Ensino Médio Integrado e Proeja será feita no período de 10 de janeiro até o dia 23 de fevereiro.

Formação - "Esse processo vai ao encontro da demanda social e atende aos arranjos produtivos locais e regionais", afirmou a coordenadora de Educação Profissionalizante da Seduc, Mari Almeida. O detalhamento dos cursos técnicos e mais informações estão disponíveis nos editais da Seduc, divulgados na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, e também no Portal Seduc.

A modalidade de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional é ofertada de forma articulada com disciplinas de base comum e disciplinas técnicas, no mesmo turno. Pode fazer esse curso o estudante que já concluiu o Ensino Fundamental, com idade abaixo de 17 anos e 11 meses. Os cursos nessa modalidade têm duração de quatro anos, executados em oito fases. São realizadas duas fases por ano, incluindo o estágio curricular obrigatório.

Na Modalidade Proeja, são ofertadas de forma articulada as disciplinas de base comum e as disciplinas técnicas, no mesmo turno. Podem cursar alunos que já concluíram o Ensino Fundamental, com idade mínima de 18 anos. Os cursos técnicos nessa modalidade têm duração de três anos, executados em seis fases (duas delas por cada ano, incluindo o estágio curricular).

Os estudantes que concluíram o Ensino Médio regular e desejam se qualificar em uma área específica para ingressar no mercado formal de trabalho podem cursar o Subsequente. Essa modalidade visa a formação técnica, qualificando jovens para o primeiro emprego, assim como adultos na criação de novas oportunidades no mundo do trabalho. Os cursos do Subsequente têm duração de dois anos, e quatro etapas, incluindo estágio curricular aos alunos.

Escolas - As sete escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) em Belém que ofertarão cursos técnicos neste ano são: Professor Anísio Teixeira; Magalhães Barata; Paes de Carvalho; Instituto de Educação do Pará (IEEP); Deodoro de Mendonça; Francisco da Silva Nunes e Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo (Cacau), no Distrito de Icoaraci.

As Eetepas em outros 11 municípios do Estado com oferta de cursos técnicos em 2017 são: Centro de Educação Profissional Dom Aristides Piróvano, em Marituba; Juscelino Kubitschek, em Benevides; Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins, em Cametá; Eetepa de Tailândia; Eetepa de Monte Alegre; Eetepa de Oriximiná; Irmã Albertina Leitão, de Santa Izabel; Eetepa de Vigia de Nazaré, Eetepa de Itaituba; Eetepa de Paragominas e Eetepa de Salvaterra.

Serviço:
Processo seletivo para cursos técnicos do Estado
Inscrições pelo Portal da Secretaria de Estado de Educação - Seduc e hotsite da Eetpa até o dia 29 deste mês de janeiro.
Informações pelo fone (91) 3201 5115.