Violonista homenageia Villa-Lobos nos 130 anos de nascimento do compositor



O violonista Maurício Gomes, professor do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), faz uma homenagem aos 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos e interpreta a obra para violão escrita por este que é considerado um dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos. O concerto “Villa-Lobos: 130 anos - Obra completa para Violão” será realizado nesta terça-feira, 31 de janeiro, às 18h, na Sala Ettore Bosio, com entrada franca.

De acordo com o violonista, a obra sinfônica de Villa-Lobos tem recebido cada vez mais a atenção por parte de intérpretes estrangeiros, mas sua pequena e significativa obra para violão solo – seu instrumento de juventude – já foi exaustivamente gravada pelos mais importantes violonistas internacionais e faz parte do currículo de conservatórios e universidades em redor do mundo.

O músico destaca que além das obras escolhidas para o repertório do concerto, Villa-Lobos compôs para violão a excelente série de 12 Estudos (1929), uma recém-descoberta Valse-Choro e a Valsa de Concerto nº 2, obra incompleta em estilo de música de salão. ‘As obras que serão apresentadas fazem parte tanto do período de juventude do compositor, como também de seu período de maturidade’, conta o violonista.

A Suite Popular Brasileira retrata a evolução do gênero Choro no Brasil. O Choros nº 1 é o primeiro de uma monumental série de 14 Choros, e é o único da série escrito para violão. "5 Prelúdios é a última obra de Villa-Lobos para violão solo. Em 1956, poucos anos antes de falecer, o compositor ainda escreveu um Concerto para violão e orquestra, dedicado à Andrés Segovia", explicou o violonista.

Maurício Gomes - Iniciou seus estudos de violão aos 12 anos, formando-se em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e em violão pelo Conservatório Carlos Gomes, onde estudou com o professor Salomão Habib. Foi primeiro colocado da categoria juvenil e premiado como “Destaque do Concurso” no IX Concurso Nacional Souza Lima, realizado em São Paulo; primeiro colocado do Concurso de Violão Clássico em Belém e segundo colocado no III Concurso Internacional José Tomás na Espanha.

Entre os anos de 2003 e 2004 foi professor de violão no Conservatório Carlos Gomes em Belém. Posteriormente transferiu-se para Barcelona (Espanha) e ingressou na Escola Superior de Música de Catalunya, onde estudou com Zoran Dukic e Àlex Garrobé. Ofereceu concertos no Brasil e também em Portugal, Espanha e Alemanha. Em seus recitais, tem dado ênfase aos compositores brasileiros, inclusive realizando primeiras audições de obras, como a suíte “Violão, por quem choras?”, a ele dedicada pelo compositor carioca Nestor de Hollanda Cavalcanti.

Dentre suas atuações, destaca-se a participação no Concerto à Brasileira, realizado em 2009 na Embaixada do Brasil em Berlim (Alemanha), tocando ao lado dos músicos Wilfried Berk e Elizabeth BerkSeiz. Entre 2010 e 2012 foi novamente professor contratado do IECG. Cursou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues. Foi professor de violão no Conservatório David de Sousa (Portugal). Atualmente é professor de violão do Instituto Estadual Carlos Gomes.

Programa do concerto

Heitor Villa-Lobos (1887-1959):

Suite Popular Brasileira (1912-1923)

I. Mazurka-Choro

II. Schottish-Choro

III. Valsa-Choro

IV. Mazurka-Choro

V. Chorinho

5 Prelúdios (1940)

Choros nº1 (1920)