Estudantes do Campus Básico da UFPA recebem novo espaço para aulas

Foto Ascom/UFPA


Os calouros 2017 e os demais alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) terão à sua disposição um novo espaço de aulas a partir deste ano. Nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) apresenta o projeto de utilização do Espaço de Ensino localizado na orla da Universidade e que atenderá os alunos que estudam no Campus Básico da Instituição e que utilizavam os pavilhões do mesmo.

Wi-Fi, climatização e vigilância - “Um grupo de universitários, cujos cursos serão escolhidos aleatoriamente, já terão aulas no local a partir desta quarta-feira, 8 de fevereiro, para um rápido teste de utilização do Espaço, e logo na semana seguinte todos os estudantes já estarão instalados nas novas dependências”, detalha o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa.

O novo Espaço de Ensino possui 64 salas de aula com capacidade para atender de 40 a 60 alunos, de forma que podem estudar no local até 2 mil alunos, simultaneamente. O andar térreo é administrativo e possui ampla sala de professores, banheiros e uma lanchonete (ainda em processo de licitação), além das instalações da gerência, vigilância e monitoramento. Os demais quatro andares possuem cada um 16 salas de aula. O prédio também conta com nove elevadores, rede wi-fi e está completamente mobiliado e climatizado.

Como substituir 74 salas por 64? “Juntos os antigos blocos de aulas do Básico possuíam 74 salas. E qual a mágica de atender as demandas de quem usava 74 salas nas 64 do novo espaço? Melhorando a gestão e aumentando a eficiência do uso de espaço”, explica Edmar Costa.

Segundo o pró-reitor, cada bloco era cedido e administrado de forma descentralizada por cada curso de graduação, de maneira que havia períodos em que nem todas as salas eram usadas ou mesmo estavam todas fechadas. Por outro lado, o novo Espaço de Ensino será gerenciado pela Proeg e utiliza um software que se comunica com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para distribuir as turmas nas salas conforme as demandas de cada curso em cada período letivo.

Antigas salas terão novos usos - “Vamos levar cerca de dez turmas para o novo espaço ainda agora em fevereiro para testar as dependências e o sistema de gerenciamento. Vamos avaliar essa primeira ocupação e, se for o caso, corrigir o que for necessário, de maneira que no menor tempo possível todos os curso do Básico possam usar apenas as novas dependências”, detalha Edmar Costa.

A UFPA ainda avalia qual será o destino das salas que serão desocupadas, mas já há alguns projetos para uso destes espaços de maneira a beneficiar toda a comunidade acadêmica. “Alguns blocos devem ser cedidos para abrigar as sedes dos Centros Acadêmicos que ainda não possuem espaços físicos, outros devem ser usados pela Superintendência de Assistência Estudantil para atendimento aos alunos e também para atividades administrativas. Um dos blocos deve se tornar o Memorial César Leite, em respeito à memória histórica e papel da UFPA durante a ditadura militar”, conta o pró-reitor de Ensino de Graduação.

•          Serviço:
A cerimônia de apresentação do projeto para ocupação do Espaço de Ensino do Campus Básico será realizada a partir das 10h, nesta quarta-feira, 8, no mini-auditório do prédio anexo à reitoria e todos os integrantes da comunidade acadêmica estão convidados.

* Assessoria de Comunicação da UFPA