Hoje tem Mercado do Choro




Mercado de São Braz, Praça do Carmo, Mercado do Jurunas, Mercado Francisco Bolonha, Mercado do Porto do Sal e Feira do Açaí. Foi nesses ambientes que o projeto “O Mercado do Choro” se construiu e agora chega, nesta quinta-feira, 2, à Casa do Fauno, a partir das 22h, na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Entrada R$ 10,00.

Além de Carla Cabral, no cavaco, o show conta com Tiago Amaral, no clarinete, Diego Santos, no violão, e Bruno Miranda, na percussão. No repertório, as músicas oriundas do encontro desses com as ruas da cidade, onde os laços de amizade vão além dos trabalhos, reconhecendo na música uma verdadeira família e nas ruas um lar.

"Vamos apresentar todas as músicas que compusemos nos Mercados, além de apresentar outras composições nossas oriundas de encontros, muitos deles em diversos outros espaços da cidade, como o Bar do Parque. A essência é mostrar um desenho sonoro que a gente acaba fazendo por amar seus espaços e desejar ver arte por eles. Acaba que o show é em homenagem a Belém", diz Carla Cabral, responsável pelo projeto. 

Fruto do Prêmio de Pesquisa e Experimentação da Fundação cultural do Pará e gravado em outubro de 2016 no estúdio APCE Music por Assis Figueiredo, o álbum (selo Na Music) traz um pouco da paisagem sonora desses espaços, pretendendo estender a pesquisa a outros aspectos, como o caráter estrutural dessas composições e o impacto no espaço público. Já disponível em plataformas digitais, como Spotify e deezer, terá, ainda a disponibilização das partituras das músicas compostas nas redes sociais, além de um videoclipe gravado durante os encontros.

Sobre Carla Cabral - Cavaquinista e produtora cultural natural de Belém do Pará, Carla Cabral iniciou seus estudos musicais na Casa de Música do Serviço Social do Comércio – SESC e desenvolve trabalhos na área artística desde 1999. Ligada ao movimento do gênero musical choro, foi integrante dos grupos Sapecando no Choro, Clave da lua e O Charme do Choro. 

Com o grupo Sapecando no Choro participou do projeto Pixinguinha em 2009, lançando o CD De Encomenda (FUNARTE/2009). Ao lado d’O Charme do Choro esteve no projeto Terruá Pará; em 2013 participou da turnê SESC Amazônia das Artes, viajando por 10 cidades brasileiras e em 2013 gravou o CD O Charme do Choro, pelo selo a Música e o Pará (SECULT/Pa) lançado no mesmo ano.

É compositora, tendo sido premiada em alguns festivais, como o tradicional Festival de Música de Ourém (2010) e Festival de Música Paraense (2009/2012). Entre seus parceiros estão: Sebastião Tapajós, Renato Torres, Marcelo Ramos, Leandro Dias, Fábio Torres, Pedrinho Cavalléro e outros. Suas composições podem ser ouvidas, além dos álbuns em que gravou, também nos trabalhos de artistas como Patrícia Bastos e Juliana Sinimbú.

Serviço

O Mercado do Choro. Nesta Quinta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Fauno. Na Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa.