Modelo conta com rondas constantes e vigilantes motorizados - Foto Adolfo lemos/Ascom UFPA |
O Campus Universitário do Guamá
está com um novo modelo de gestão de segurança, que passa a funcionar com o
auxílio de equipes de vigilância motorizadas 24 horas. Em reunião realizada
nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no auditório do Instituto de Ciências
Biológicas (ICB), a Diretoria de Segurança da Universidade Federal do Pará
(DISEG/UFPA) apresentou, oficialmente, a empresa contratada para realizar as
ações que vão desempenhar juntamente com o monitoramento, fiscalização e
vigilância em todo o Campus.
O novo modelo começou a ser implantado
no final de janeiro deste ano e consiste em rondas constantes realizadas por
vigilantes motorizados, com intervalos de 15 minutos. São cinco motos que
circulam em todas as áreas, além dos 48 postos implantados na Cidade
Universitária e Prédios Externos da UFPA. As rondas ocorrem desde a entrada
da Universidade (primeiro portão) na rua Augusto Corrêa, até o Laboratório de
Ciências Ambientais, na avenida Perimetral, cobrindo as áreas do Campus
Setorial Básico, Profissional, Saúde e Campus 3 (setor esportivo).
“Antes era a figura apenas dos
vigilantes, mas estes não conseguiam cobrir o espaço físico da Universidade que
é muito extenso. Já a segurança motorizada facilitou muito nosso trabalho,
porque tem uma cobertura mais rápida e mais abrangente em toda a área da
Universidade”, explica o diretor da Diretoria de Segurança (DISEG/UFPA), Rubem
Andrade.
O controle de acesso à UFPA é
realizado em conjunto por uma equipe de vigilantes da parte operacional, pelos
porteiros e pelo monitoramento de câmeras instaladas na Universidade. “Esse
tripé acaba reduzindo, sensivelmente, as ocorrências aqui no campus. A UFPA é
monitorada 24h, todos os dias”, frisou Rubens Andrade. De acordo com o diretor da DISEG,
ao detectar qualquer anormalidade dentro do campus, o vigilante em ronda aciona
imediatamente a central de segurança da UFPA e o monitoramento, via rádio,
inibindo a ação de meliantes dentro do Campus.