Concerto abre a temporada artística da FCG



Orquestra Carlos Gomes - Foto Agência Pará

A Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) darão início à temporada de eventos artísticos e pedagógicos do ano de 2017 neste sábado, 25, com um concerto que reunirá os principais grupos musicais da instituição. O concerto gratuito será às 20h no Theatro da Paz, com apresentações do Grupo de Flauta Doce da Amazônia, Coro Carlos Gomes, Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, Ópera Estúdio, Grupo de Improvisação do IECG e Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, que receberão como convidados o regente Marcelo Jardim e o tubista Albert Khatar, ambos artistas do Rio de Janeiro que são também professores do curso de Bacharelado em Música do IECG.

FLAUTA DOCE DA AMAZÔNIA - Teve início como uma atividade de extensão do IECG. Estreou em 2011 e seu primeiro concerto oficial foi no XXV Festival Internacional de Música do Pará, em junho de 2012 e, desde, então vem participando de concertos promovidos pela Fundação Carlos Gomes (FCG). É formado pelos alunos dos professores Luiz Carlos Tavares, Luis Balieiro, Miz Cordeiro e Acácio Cardoso. O grupo tem como coordenador e diretor musical Acácio Cardoso, graduado em Licenciatura em Música pela UFPA e professor do IECG, onde leciona Flauta Doce e Música de Câmara.

CORO CARLOS GOMES - O Coro Carlos Gomes foi formado em abril de 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez. Desde sua constituição, inseriu-se ativamente nas atividades culturais do Estado do Pará, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical como um todo. O Coro Carlos Gomes possui três CDs gravados: O “Belo” (2002), “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará” (2004) e “Cantares”, ainda para ser lançado. E, no ano 2010, surpreendeu o público paraense com a estreia mundial e registro fonográfico da obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”.

Seu repertorio é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita, tanto a capela quanto sinfônico coral, e interpretando também música popular, folclórica e contemporânea. Sua maestrina é Maria Antonia Jiménez – natural de Santiago de Cuba. Formada em regência coral no Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov” na Rusia, onde concluiu o mestrado, professora do IECG.

ORQUESTRA SINFÔNICA CARLOS GOMES - Fruto do processo de institucionalização do ensino de prática orquestral voltado aos alunos do curso técnico e do bacharelado do IECG, teve como embrião a Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes. A orquestra passa a oferecer aos alunos uma maior possibilidade de desenvolvimento artístico na prática orquestral, com estímulo às habilidades técnicas e musicais, e é parte do currículo do curso superior de música do IECG.

Entre seus objetivos, destaca-se o aprimoramento do aluno dentro de um ambiente artístico, fortemente vinculado ao processo acadêmico, além da promoção da prática orquestral realizada pelo IECG. Teve como regentes convidados os maestros Tobias Volkmann e André Cardoso, e como solista a soprano paraense Adriane Queiroz e o violinista Eduardo Ludueña. A orquestra tem como regente o professor Ronaldo Sarmanho, mestre em Violino e Regência Orquestral, pela Universidade do Missouri/EUA e professor do IECG e regente da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes.

ÓPERA ESTÚDIO - Por meio do curso de extensão "Ópera Estúdio", a Fundação Carlos Gomes está investindo na profissionalização dos alunos de canto lírico e de cantores paraenses. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Extensão e Pesquisa da FCG, que tem à frente a pianista Ana Maria Adade, com o objetivo de preparar os alunos de canto para a carreira artística profissional de um cantor de ópera.

O projeto é coordenado pela equipe técnica: direção geral e cênica pela professora Jena Vieira; direção técnica da professora Eugenia Piñon; direção musical do professor Idaías Souto e da professora e pianista correpetidora Renata Tavernard; as monitoras e assistentes de direção Dhuly Contente e Dulciane Ribeiro.