Livre adaptação de “O Cortiço” estreia sábado no Teatro Margarida Schivasappa





O espetáculo "O Cortiço" é uma montagem paraense baseada na obra do escritor Aluísio de Azevedo, considerada o marco do naturalismo no Brasil. A estreia será no próximo sábado (11), às 20 h, no Teatro Margarida Schivasappa, com apresentação também no domingo (12), no mesmo horário. A livre adaptação de “O Cortiço” volta aos palcos de Belém, desta vez com novidades e mais polêmicas. A história gira em torno de João Romão, imigrante português que chegou ao Brasil com o sonho de fazer fortuna, e acaba construindo uma estalagem no cortiço, como eram conhecidas as moradias em bairros pobres do Rio de Janeiro.

Entre os personagens de destaque estão Rita Baiana, a sensual mulata que desvirtua o sério e dedicado português Jerônimo; Pombinha, uma menina que acaba se tornando prostituta após ser abusada sexualmente pela própria tia, e Bertoleza, fiel escrava de João Romão, que termina apunhalada pelo senhor e grande amor de sua vida.

Atualidade - “O Cortiço” é uma das obras da literatura brasileira incluídas no conteúdo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por conter as principais características do naturalismo no Brasil. "O Cortiço é uma obra que continua atual, pois fala de relações humanas: O modo como o meio influencia o comportamento dos seres e os transforma de acordo com as circunstâncias, e ainda como a população começa a se organizar em cortiços, lugares que originaram as favelas que conhecemos nos dias de hoje", explica o diretor do espetáculo, Tiago de Pinho.

A montagem, que tem no elenco 35 jovens atores, alunos do Studio de Artes Tiago de Pinho, traz ainda clássicos do samba como “Isso aqui, o que é?” e “O mundo é um moinho”, executados ao vivo por um grupo de sambistas e interpretados pela cantora Renata Del Pinho, com a participação dos cantores Danniel Lima, Cacau Novais e Rayssa Rodrigues.

“A expectativa é que o público viva um carrossel de emoções: Chorar, rir, cantar junto e se indignar. Tudo isso foi pensado para que os espectadores tenham múltiplas sensações. Além de que o cortiço já está um pouco no imaginário das pessoas. Tenho certeza de que quem for assistir, sairá impactado”, garante Tiago de Pinho. (Colaboração de Jacqueline Menezes).


Serviço: Espetáculo “O Cortiço”, no Teatro Margarida Schivasappa, no sábado (11) e domingo (12), às 20 h. Classificação: 16 anos. Valor do ingresso: R$ 40,00 – com meia-entrada (quem comprar o ingresso antecipado paga a metade, R$ 20,00). Ingressos disponíveis na Esmaltaria Gata Pintada, no subsolo do Shopping Pátio Belém, e Loja Fórum, no 4º piso do Boulevard Shopping. Mais informações: 98102-0241 e 98228-5353.