Parque Aquático da Uepa deve ser reformado

Foto: Cristino Martins - Agência Pará

O Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará (Uepa) será reformado, com orçamento suplementar autorizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). O investimento será no montante de R$ 300 mil e contemplará a reforma das piscinas olímpica e de saltos.

A autorização foi dada na última semana, após solicitação do reitor Juarez Quaresma ao Governo do Estado frente aos problemas de manutenção do espaço. A reforma também já constava no planejamento e no orçamento da Uepa para 2017. A previsão é que o processo licitatório se inicie até o final deste primeiro semestre.

"Sabemos da importância da Escola Superior de Educação Física para toda a comunidade acadêmica da Uepa e para a população em geral e não mediremos esforços para que as atividades no campus voltem o mais rápido possível à normalidade. Nosso próximo passo será garantir as atividades acadêmicas do curso de educação física e, assim, não prejudicar os alunos do curso".

Composto por três piscinas totalmente compatibilizadas às exigências do Comitê Olímpico Internacional, o complexo contribui para o desenvolvimento dos esportes aquáticos no Pará e ajuda ainda a revelar talentos olímpicos. Enquanto a obra não inicia, os alunos serão remanejados para outro espaço, a fim de não comprometer as aulas práticas do curso de Educação Física. Neste mesmo período, as atividades no Parque Aquático, ofertadas gratuitamente à população, seguem suspensas, visando evitar que usuários tenham ferimentos ou lesões.

A última reforma no campus foi realizada há cinco anos, quando o espaço passou por ampla revitalização, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), nas áreas do ginásio poliesportivo, pista de atletismo e parque aquático. A mudança foi para receber os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte, em 2013.