Começa em Belém o I Concurso de Canto Marina Monarcha



Foto: Thiago Gomes - Agência Pará

Nesta quarta-feira (19), de 10h as 13h, serão realizadas no Museu do Estado do Pará as eliminatórias do I Concurso de Canto Lírico Marina Monarcha, que integra a programação do III Encontro de Canto da Amazônia (ENCANTA). Idealizado pelo Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes, o concurso tem o objetivo de dar oportunidade aos novos talentos do canto paraense e presta uma homenagem a uma das mais importantes professoras de canto lírico do Pará e maiores incentivadoras dessa arte no estado nos anos 70 e 80. 

Trinta cantores estão inscritos para participar da primeira edição do concurso, cuja grande final será realizada nesta quinta-feira 20, a partir de 17h, também no MEP. O júri é presidido por Marina Monarcha, que veio a Belém a convite do Encanta, e formado pela soprano Ana Ester Neves e pelo maestro David Junker, professores que estão ministrando masterclasses de canto lírico e regência para coro, respectivamente, durante o evento. O Concurso está dividido em duas categorias e os vencedores de cada uma receberão prêmios em dinheiro.

ENCANTA - O Encontro de Canto da Amazônia chega a sua terceira edição este ano proporcionando aos alunos e professores de canto cursos inéditos, como o Masterclass de Belting, técnica de canto para musical, que teve 90 inscritos. O evento é organizado pelo Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes e voltado para profissionais de canto, professores e estudantes de canto lírico, regentes de coro e coralistas. Participam como convidados a soprano portuguesa Ana Ester Neves (Master Class de Canto Lírico); o regente de coro David Junker (Regência e Técnica de Coro) e o preparador vocal Rafael Villar (Master Class de Belting).

MASTERCLASS - Até sexta-feira (21) serão realizados o masterclass de canto lírico com a soprano portuguesa Ana Ester Neves, no MEP, e a oficina de canto coral com o maestro David Junker, que está sendo realizada no auditório do Museu Paraense Museu Goeldi.

BRAVÍSSIMO - Nesta quarta (19), às 19h, o Núcleo de Ópera do IECG e os alunos que participam da oficina de canto lírico fazem uma apresentação aberta ao público na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará ,dentro da programação do Bravíssimo. O objetivo do programa é levar ao público apresentações de diferentes gêneros musicais - erudito, popular, canto coral, música brasileira, música antiga e contemporânea -, além de promover um espaço de convivência para apresentações livres de música instrumental. O MEP fica localizado no Palácio Lauro Sodré, no bairro da Cidade Velha, em Belém.