Inscrições abertas para concurso público de professor da UFPA






Está aberto o edital do concurso para docente (adjunto e assistente) da Universidade Federal do Pará. O documento regulamenta o processo de inscrição, que conta com um investimento de 120 reais. As inscrições ocorrem até os dias 11 de abril – para mestres - e 11 de maio – para doutores. São disponibilizadas 27 vagas para atuação em diversos cursos e campi da UFPA.

Inscrições – Para participar do concurso, as inscrições devem ser feitas por meio do site do Centro de Processos Seletivos (CEPS).  Lá, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e obter o boleto bancário para o pagamento da taxa. O pagamento deve ser realizado até um dia antes do final do prazo de inscrição - 10 de abril, para mestres; e 10 de maio, para doutores.

Depois de pagar a taxa, o candidato deve encaminhar, pessoalmente ou via Correios, a ficha de inscrição impressa e a cópia do comprovante de pagamento da inscrição ou documento de isenção emitido pelo Ceps. A entrega deve ser feita ao Setor de Protocolo da unidade responsável pelo concurso desejado. Todos os documentos devem estar em um envelope lacrado, com a identificação do candidato, o número do edital e o tema do concurso.

Processo Seletivo – O concurso tem duas etapas, sendo que a primeira prova é subdividida em três: escrita, didática e memorial. O teste escrito consta da produção de um texto sobre um tema a ser sorteado na hora e também da leitura do texto, enquanto a prova didática é a apresentação de uma aula. Por último, a parte Memorial consiste em uma análise da apresentação – discursiva, cronológica e circunstanciada - das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo candidato. Para candidatos de alguns cursos, como Medicina, será necessária uma prova prática baseada no edital (anexo II).

O período de provas irá desde 2 até 16 de maio, para interessados no cargo de assistente A. Candidatos a professor adjunto da UFPA farão a prova entre 29 de maio e 12 de junho.

Objetivos – O edital busca professores didáticos e participativos para enriquecer ainda mais o corpo docente da Universidade Federal do Pará. Por isso os futuros professores devem apresentar doutorado ou, no mínimo, mestrado. Assim, a UFPA irá desenvolver ainda mais atividades curriculares de ensino, pesquisa e extensão, nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.