Instituto Alcoa fortalece organizações civis de todo País



O Instituto Alcoa, em parceria com a organização FICAS, iniciou em abril mais uma edição do Projeto Cambará, que tem como objetivo fortalecer organizações da sociedade civil, para contribuir com o aprimoramento da gestão. Em seu quarto ano de realização, o Cambará será realizado em Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), dando continuidade aos trabalhos realizados no ano passado e também iniciando novos temas. Para Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, o Cambará contribui para o fortalecimento da sociedade civil organizada. “Projetos como este têm um poder imenso de transformação. Quando apoiamos a formação das organizações, temos a certeza de que elas sairão preparadas para aprimorar sua gestão e o desenvolvimento de projetos, além de promover a articulação e integração de diferentes atores da comunidade. Nosso maior objetivo é contribuir para que nossos parceiros se tornem os protagonistas de suas histórias". 

Cambará, planta que dá nome ao projeto desenvolvido pelo Instituto Alcoa, é um arbusto nativo, aromático, medicinal, que dá flores coloridas o ano inteiro e atrai borboletas. Por isso, na metodologia do projeto, os participantes percorrem por ciclos, que se assemelham a um processo de cultivo – no qual é preciso adubar, semear, plantar, cuidar, para que os frutos possam ser colhidos e as sementes novamente plantadas (ver quadro). Após todo o processo de “cultivo”, cada organização apresenta o projeto para uma banca examinadora em cada localidade. Os avaliadores contribuem com sugestões para aprimoramento do projeto. 

Em São Luís/MA, os temas a serem trabalhados serão Desenvolvimento de Projetos e Gestão & Liderança. Em Poços de Caldas/MG, para aprimorar o trabalho das organizações formadas em 2014, 2015 e 2016, serão realizados módulos e intercâmbios com foco em Fortalecimento Institucional. E em Juruti/PA, o Projeto Cambará retornará com o tema Gestão & Liderança, o intuito de contribuir para a estruturação das associações de moradores e organizações comunitárias. Desde 2014, o Projeto Cambará já beneficiou mais de 274 organizações da sociedade civil e mais de 460 pessoas foram certificadas.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.