Instituto Unibanco e Seduc promovem curso de formação



O Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Pará promovem de 17 a 20 de abril, em Belém; e de 27 a 28 de abril, em Santarém, o módulo I do curso de formação para diretores e coordenadores pedagógicos Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA). A formação, com duração de 16 horas por turma, reunirá cerca de 273 profissionais da rede pública de ensino do Pará, onde o Jovem de Futuro vem sendo implementado em parceria entre a Seduc e o Instituto Unibanco. O objetivo deste primeiro módulo do curso é introduzir aos gestores os instrumentos necessários para a elaboração de um planejamento para a escola, a partir do aprofundamento do conhecimento sobre sua realidade e seus desafios e da análise de avaliações educacionais. A formação ocorrerá no Hotel Grand Mercure, em Belém e no Hotel Barrudada, em Santarém.

O planejamento é a etapa inicial do método Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA), implementado pelo Jovem de Futuro com o intuito de promover condições para uma gestão com foco em resultados de aprendizagem e pautada por uma atuação democrática. A proposta de formação para os gestores escolares dialoga com a ideia de construção de processos internos na escola, a partir da reflexão sobre o planejamento escolar.

Jovem de Futuro no Pará

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional criada em 2008, desenvolvida e testada pelo Instituto Unibanco, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes em escolas públicas de Ensino Médio Regular. O projeto é implementado na rede de ensino em parceria com Secretarias Estaduais de Educação e oferece assessoria técnica, formação, análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio à gestão e metodologias pedagógicas, além de promover trocas de experiências entre os profissionais de educação.

Desde 2008, já foi implantado em dez estados brasileiros (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) e já beneficiou mais de 2,5 mil escolas estaduais e 2 milhões de estudantes de Ensino Médio.

O Jovem de Futuro foi implementado no Pará a partir de 2012, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Em 2015 foi iniciada uma nova fase do projeto, definindo as ações e expectativas para os próximos quatro anos. Nessa nova fase o Jovem de Futuro iniciou o trabalho em 87 escola; e em 2017 ampliou esse universo para 200 escolas em que atuará até 2018.

Desde 2012, o Jovem de Futuro já beneficiou cerca de 480 mil estudantes de Ensino Médio Regular do Pará.

Sobre o Instituto Unibanco
Criado em 1982, o Instituto Unibanco – uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco – é uma organização que atua para a melhoria da educação pública no Brasil. O instituto dedica-se a elaborar e implementar soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Busca ainda a institucionalização nas redes de ensino de uma visão orientada para a sustentabilidade dos resultados de aprendizagem e da equidade entre as escolas e no interior de cada uma delas.

As ações e projetos do Instituto Unibanco são voltados ao Ensino Médio Regular e estruturados em quatro frentes: concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação de soluções aplicadas em projetos de gestão educacional; produção e difusão de conhecimento por meio de pesquisas, estudos e debates focados em soluções baseadas em evidências empíricas e na investigação científica; e apoio e fomento de projetos e iniciativas alinhados aos desafios do Ensino Médio. Mais informações: www.institutounibanco.org.br