Afrodescendência será tema para competição tecnológica regional de robótica

.



O encontro será neste sábado, nas dependências da escola de robótica zoom, a partir das 8h30, localizada na rua Serzedelo Correa 1214 (ao lado do Hemopa), no bairro da Batista Campos. Na reunião a ser dirigida pela professora quilombola com formação em matemática e robótica, será apresentada aos pais, responsáveis e competidores informações complementares relacionando a maneira que será a pesquisa em se tratando do tema: tecnologia e afrodescendência.

O tema será explorado e defendido durante o torneio regional de robótica em Belém, e servirá de instrumento para diminuir as questões raciais nas escolas e, incentivar a consciência das diferenças raciais, levando a “turma miúda” a visualizar a realidade a seu entorno.

A estratégia quer também levar o alunado a observar um contexto e fazer com que tenham a capacidade de demonstrar através da robótica e compartilhar com a comunidade a solução das dificuldades e carências, que esse segmento social apresenta. Resultando na apresentação das soluções através dos protótipos.

Os trabalhos e pesquisas orientados pelos docentes feitos com foco no tema central em busca sobre as diferenças raciais e como a afro descendência se desponta no cenário das diferenças, buscando das crianças ideias de possíveis ações que impactem positivamente em um dado cenário. Tudo isso levando os “cientistas mirins” a produzir materiais para divulgação da temática.

Vale ressaltar que por se tratar de uma modalidade do torneio brasileiro de robótica, o final da pesquisa será a apresentação no estande da equipe e, durante a realização do evento, que acontecerá no dia de 26 agosto no CESEP.