Câmara de Ananindeua terá audiência pública sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes



A Câmara Municipal de Ananindeua realiza nesta quarta-feira (17), às 9h, uma audiência pública em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data lembrada todo 18 de maio. A sessão foi requerida pela vereadora Pastora Ray Tavares (PMDB), mantendo uma tradição de discutir o assunto na casa que já dura quatro anos.

Para debater o tema, foram convidados representantes de várias entidades envolvidas com infância e adolescência, como as Secretarias Municipais de Educação e de Cidadania, Assistência Social e Trabalho; o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA); a Vara de Infância e Juventude do Fórum de Ananindeua; a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público; a OAB Seção Ananindeua; e a Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) da Polícia Civil. Também está prevista a participação de conselheiros tutelares do município e de Rosângela Sales, que sofreu abuso sexual quando criança e adolescente e que hoje se dedica a contar sua trajetória de superação, para ajudar outras vítimas dessa violência a romperem o ciclo do silêncio.

De acordo com a Pastora Ray Tavares, a audiência pública pretende chamar a atenção de autoridades, pais, professores e da sociedade em geral para o alto índice de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e também estimular a denúncia. “É preciso encorajar as vítimas a denunciarem e também os que sabem do crime a não se calarem mais. A proposta é incentivar essa mudança de atitude”, explica. Além da sessão, a vereadora também promoverá a 4ª Concentração de Combate ao Abuso Sexual Infantil no dia 20/05, às 8h, na Praça da Bíblia, com programação voltada ao público infantil para orientar crianças e adultos no enfrentamento a essa violência.

Serviço:
Audiência pública: 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Dia: 17/05/2017
Hora: 9h
Loca: Plenário João Nunes, da Câmara Municipal de Ananindeua (Avenida Zacarias de Assunção, nº 134, próximo à Prefeitura)