Consumidores que desejam
renegociar dívidas com instituições financeiras poderão fazê-lo pela internet
até 31 de maio utilizando uma plataforma online disponibilizada pelo governo
federal. A ação faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que
envolve órgãos e entidades como o Banco Central, Ministério da Justiça e
Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O consumidor interessado deve
registrar seu relato na plataforma e a empresa credora tem até 10 dias para
manifestar-se a respeito. Após a manifestação, o consumidor tem mais 20 dias
para responder e classificar a demanda como resolvida ou não resolvida. A
plataforma tem 377 empresas cadastradas.
Segundo o secretário Nacional do
Consumidor, Arthur Rollo, as maiores instituições financeiras do país estão
cadastrados. “Caso a dívida seja com uma instituição que não está cadastrada, o
consumidor pode informar e a gente vai tentar contato”, explicou.
A renegociação de dívidas online
também foi aberta durante a Semana Nacional de Educação Financeira do ano
passado. Em 2016, houve 3.034 manifestações de consumidores finalizadas, com
média de solução de 79,5%, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
Rollo disse que durante a
campanha há uma força-tarefa para estimular a resolução das dívidas, mas
ressaltou que os Procons também podem fazer a mediação desse tipo de contato em
outros períodos. “Nos Procons é desenvolvido o ano inteiro”, afirmou.
Cursos a distância
O ministério e o Banco Central
(BC) também anunciaram a abertura de inscrições para três cursos a distância
gratuitos sobre economia. Dois deles, com inscrições abertas até 23 de maio,
são destinados a consumidores endividados ou que queiram controlar melhor as
finanças.
O primeiro traz noções básicas de
como sair do vermelho e planejar o orçamento e tem 5 mil vagas. O segundo trata
da relação emocional com o dinheiro e oferece 2,5 mil vagas. Formatados em
parceria com a Universidade de Brasília (UnB), ambos têm duração de três
semanas. Quem concluir receberá um certificado de extensão da UnB.
O terceiro curso é destinado a
pessoas que trabalham com atendimento ao consumidor. Segundo o diretor de
Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney, o objetivo do
curso é ensinar de maneira didática temas como o funcionamento do Sistema Financeiro
Nacional, as competências do Banco Central e as principais regras ligadas ao
uso do cartão de crédito. O curso oferece 250 vagas. As inscrições começam hoje
e vão até 16 de junho.