Jazz e Ópera no Projeto Concertos Didáticos



A edição de maio do Projeto Concertos Didáticos, realizado pela Fundação Carlos Gomes, terá como atrações o grupo B-bones e cantores líricos que integram o Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes. A cada concerto o Theatro da Paz recebe estudantes de escolas públicas em dois horários: 10h e 16h. Nesta sexta-feira (19), os estudantes de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino assistirão pela manhã, às 10h, os músicos do B-bones, grupo formado por alunos e professores de Trombone do Bacharelado em Música do IECG. Já durante a tarde, os jovens vão entrar em contato com a música erudita e apreciar cenas de óperas que serão interpretadas por cantores líricos que integram o Núcleo de Ópera do Instituto Carlos Gomes.

De acordo com o professor Manassés Malcher, o concerto didático é uma experiência interessante também para o instrumentista, pois proporciona o contato com uma plateia diversa formada por estudantes de várias faixas etárias oriundos de vários bairros da Grande Belém. O grupo abrirá o concerto com a apresentação do trombone, mostrando a sonoridade e a importância do instrumento para as formações musicais. O concerto terá a participação de músicos que tocam outros instrumentos de sopro. O repertório terá jazz, bossa nova, baião e ritmos latinos como a salsa, a cúmbia e o tango. "Vamos tocar músicas curtas, com duração máxima de 4 minutos, para dar tempo de fazer um passeio por diversos ritmos", anuncia o professor.

Ás 16h serão apresentadas cenas de óperas famosas como ‘A Flauta Mágica’ (Mozart), ‘Carmem’ (Bizet) e ‘La Serva Padrona’ (Pergolese), entre outras montagens conhecidas de Verdi e Strauss. O espetáculo será conduzido por alunos de canto do Instituto Carlos Gomes, sob a coordenação da cantora lírica Jena Vieira, que coordena o Núcleo de Ópera do IECG.

Parceria - O projeto é uma realização da Fundação Carlos Gomes (FCG) em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), Municipal de Educação e Cultura (Semec) e apoio do Theatro da Paz.

Concertos Didáticos - O projeto é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes. Por meio dele, os grupos artísticos, formados por professores e alunos do Carlos Gomes apresentam mensalmente concertos comentados em que os professores de música explicam a função de cada instrumento, a importância dos compositores para determinado período da música e a história dos artistas, tudo de maneira simples e didática, para poder despertar a atenção do público.

O objetivo é difundir o ensino da música e aproximar o público infanto-juvenil do universo musical, além de proporcionar aos estudantes o contato com grandes instrumentistas paraenses e despertar neles o interesse pela música de câmara, contribuindo para a formação de plateia. A cada mês, grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes fazem apresentações gratuitas no Theatro da Paz para alunos de escolas públicas.