Santa Casa promove Semana Estadual de Doação de Leite Materno

Banco de Leite da Santa Casa - Foto: Agência Pará

De 19 a 25 de maio, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará estará promovendo IV Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que este ano traz o tema “A que ponto estamos envolvidos, comprometidos e disponíveis com a Doação de Leite Materno?”. O evento vai discutir o tema, incentivar e apoiar a doação de leite humano e a amamentação. O evento também comemora os 30 anos do Banco de Leite Humano da Santa Casa e 15 anos do projeto “Bombeiros da Vida”, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

A programação será realizada nos turnos da manhã e da tarde, em auditórios e salas da Santa Casa, compreendendo rodas de conversa, oficinas e palestras. No dia 21, o evento será realizado na Praça da República, das 8h às 12h.

"No domingo, o foco da programação na praça é a prestação de serviços à comunidade, como o credenciamento de novas doadoras para o banco da Santa Casa e retirada do excedente de leite materno das mães que estejam dispostas a doar”, enfatiza a coordenadora do Banco de Leite, Cynara Souza.

Segundo informações da coordenadora, atualmente a Santa Casa atende cerca de 170 bebês que precisam consumir, em caráter exclusivo e diariamente, o leite humano. Deste total, apenas 32% são atendidos com as doações. “No primeiro trimestre deste ano, apesar de novas doadoras terem efetivado a sua inscrição no Banco de Leite, 70 desistiram de doar, um dado preocupante para nós. Então, esta semana serve não apenas para captarmos mais doadoras, como também para orientar sobre todo o procedimento de doação, desde a retirada ao armazenamento, porque ainda recebemos leite que muitas vezes não pode ser consumido, seja porque o vidro está quebrado ou porque encontramos impurezas”, acrescenta Cynara.

Banco de Leite e Projeto Bombeiros da Vida

O Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará, criado em 1987, é considerado um centro de referência, responsável pela promoção de ações destinadas a incentivar o aleitamento materno, e ainda pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que não podem mamar.Os bebês prematuros são a maioria do público beneficiado.

Já o Projeto Bombeiros da Vida foi idealizado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar e complementar a coleta de leite humano. Implantado em 2002, em Belém, por meio de uma parceria entre o Banco de Leite da Santa Casa e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o projeto participa diretamente de atividades como sensibilização das puérperas (mulheres que deram luz a até 40 dias), cadastramento de doadoras, coleta domiciliar de leite doado, divulgação em escolas, empresas, eventos e postos de saúde, entre outros, com a finalidade de apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e estimular a doação de leite humano no Estado.

Doação

As mães que tiverem interesse em doar, devem entrar em contato pelo telefone (91) 4009-2311 ou se cadastrar nos sites www.santacasa.pa.gov.br e www.bombeiros.pa.gov.br.

Serviço: IV Semana Estadual de Doação de Leite Materno. De 19 a 25 de maio. Local: Fundação de Misericórdia do Pará e Praça da República.

19/05: 8h às 18h. Local: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
21/05: 8h às 12h. Local: Praça da República
22/05: 8h às 12h. Local: Santa Casa
23/05: 8h às 12h. Local: Santa Casa
24/05: 14h às 18h. Local: Santa Casa
25/05: 10h às 15h. Local: Santa Casa