Oficinas discutirão licenciamento ambiental da Usina de Tucuruí



Discutir a revisão do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí, localizada às margens do Rio Tocantins, é a finalidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com a realização das oficinas colaborativas. A programação está agendada para os dias 20, 22 e 27 de junho, tendo como polos Cametá, Igarapé-Miri e Abaetetuba, respectivamente. A ideia é englobar outros municípios da Jusante, entre eles, Limoeiro do Ajuru, Baião, Mocajuba, Barcarena, Oeiras e Moju. As oficinas serão abertas ao público. 

Os eventos contam com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-bio) do Pará. A metodologia consiste em oficinas que serão realizadas simultaneamente durante os três dias da programação. Os trabalhos vão ampliar o diálogo, explicar sobre o licenciamento e discutir os impactos causados às comunidades que vivem no entorno do empreendimento.

Gestores e equipe técnica da Semas e Ideflor-bio estarão presentes. Foram convidados a participar representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, prefeituras, secretarias municipais, lideranças da sociedade civil organizada e comunidades. O resultado da discussão servirá para subsidiar a revisão do licenciamento ambiental que está sendo feita pela Semas, para análise de concessão de renovação da Licença de Operação (LO). A revisão do processo de licenciamento é uma demanda do Governo do Pará.

Histórico – A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, de responsabilidade da empresa Eletronorte, foi inaugurada em 1984. O empreendimento fica localizado a cerca de 300 km de Belém e alterou não apenas a configuração geográfica, mas a base econômica e a vida da população local. Hoje, é a maior usina 100% brasileira, responsável pelo abastecimento de energia no Pará, Maranhão e Tocantins.

Serviço:

Dia: 20/06/17
Polo Cametá
Municípios Participantes: Limoeiro do Ajuru, Cametá e Baião.

Local: Abertura – Auditório do Senai, na Travessa Benjamin Constant, 438
Oficinas – Cefope (antigo Seixas), na Rua Gentil Bittencourt, 02, bairro Centro, Cametá- PA
Horário: 8h às 16h

Dia: 22/06/17
Polo Igarapé-Miri
Municípios Participantes: Igarapé Miri e Mocajuba
Local: Polo Universitário, na Rua Simplício de Moraes
Horário: 8h às 16h

Data: 27/06/17
Polo Abaetetuba
Municípios Participantes: Abaetetuba, Barcarena, Oeiras e Moju
Local: Associação Comercial de Abaetetuba, na Dom Pedro II, 525, Centro

Horário: 8h às 16h